Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Novo Ensino Médio, uma realidade que deverá ser implantada nas escolas gaúchas

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

O processo deverá ocorrer a partir de 2021

Pedagoga coordena a implantação do Novo Ensino Médio junto a 25ª CRE

Com objetivos bem traçados, o governo do Estado do Rio Grande do Sul está em processo de implantação do Novo Ensino Médio, que deverá ser implantado a partir de 2021 nas escolas gaúchas.

Em entrevista à Tua Rádio Cristal, na manhã desta terça-feira, 09/07, Natalia Lamaison Borges, assessora pedagógica da 25ª CRE e responsável pela implantação do novo ensino médio, destacou que os principais objetivos deste processo são: aprofundar e ampliar aprendizagens; consolidar a formação integral; promover valores universais, e, desenvolver habilidades.

Com este norte, haverá transformações na vida do estudante tais como, a continuidade nos estudos, a atuação no mundo do trabalho, a resolução de demandas complexas da vida cotidiana e o exercício da cidadania, entre outros.

Natalia informou ainda que durante o mês de junho de 2019, as escolas-piloto do Novo Ensino Médio estiveram realizando uma ação que faz parte da implantação deste processo, a aplicação dos instrumentos de escuta com alunos, professores, pais e comunidade escolar.

O objetivo dessa atividade, conforme a assessora pedagógica é o de diagnosticar aspectos que incidirão na oferta de diferentes itinerários formativos, a partir dos interesses e necessidades dos estudantes e com as possibilidades do sistema de ensino, bem como, consultar quais são as demandas da comunidade onde as escolas estão inseridas.

Natalia fez questão de salientar que tais mudanças buscam maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos estudantes e mais sintonia das escolas com os tempos atuais.

Alguns números do atual ensino médio chamam a atenção, pois, 28% dos estudantes abandonam os estudos no primeiro ano, 26% destes estão com atraso de dois anos e 64% dos alunos concluem o ensino médio até os 19 anos.

Maiores informações sobre o Novo Ensino Médio podem ser buscadas no site www.novoensinomedio.mec.gov.br, tire suas dúvidas.

Ouça a entrevista com Natalia Lamaison Borges, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais