Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Qual o poder de um sonho?

por Marlusa Oliveira

Conheça a história de Lotar Camargo de Oliveira, 74 anos e descubra

Foto: Divulgação/Faculdade Ideau

Até que ponto a determinação de um ser humano é capaz de ir? Se você não sabe responder a referida pergunta, preste com calma atenção na história de Lotar Camargo de Oliveira, de 74 anos de idade.

O soledadense, que desde muito cedo possuía o objetivo em formar-se em agronomia finalmente pode ver este sonho moldar-se e a ele contemplar.

Sendo o quarto filho de uma família composta por oito irmãos, desde muito jovem ambicionou realizar uma graduação. Se de um lado as condições financeiras pesavam, de outro, o desejo quanto a busca por seus ideais pulsavam de modo cada vez mais forte e o sonho mantinha-se cada vez mais promissor: tornar-se engenheiro agrônomo.

Com o tempo outras profissões abrilhantaram seu caminho, dentre elas, a de motorista, da qual proveio o sustento dos filhos e a oferta da graduação a estes.

Quando a aposentadoria pairou sob seu trajeto de vida, o apoio dos filhos e da esposa aliaram-se ao desejo da busca – retornar para sala de aula.

Quanto ao desejo promissor ao curso que tanto almejava, seu Lotar destaca que por ser bastante observador desde criança e encantado pelo mundo da Química e de áreas relativas a esta, viu-se logo envolto pela área da Agronomia.

Somado a tal fator, ele complementa explicando que a leitura também foi desde cedo uma de suas grandes paixões, o que contribuiu pela escolha da área.

Com facilidade para formar amizades, ele conta ainda que a integração com professores e colegas de diferentes idades nunca foi um empecilho para relacionar-se junto a estes. Foi na faculdade Ideau onde encontrou uma forma de com isso, ver seu objetivo ganhar de fato, solidez, por isso percorria todos os dias, mais de 70 km até Passo Fundo para estudar com determinação, foco e persistência, comprovando que não há idade para lutar, basta que seus sonhos sejam incentivados pela pessoa certa: você mesmo.

Assim como estudantes do mundo todo, Lotar também viu-se afetado pela pandemia, mas nem mesmo tal fator impediu a continuidade de sua trajetória trilhada. Enfrentando problemas de saúde mais tarde, isso foi somente mais um degrau, até que o objetivo maior fosse de fato alcançado, quando na sexta-feira, 19/11, Lotar defendeu seu TCC, que foi efetivamente aprovado. A formatura se aproxima – será realizada em fevereiro de 2022 e seu Lotar finalmente vai de fato ver seu sonho realizar-se. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais