Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

25ª CRE explica as razões do fechamento da Escola Aberta de Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Professores e alunos foram remanejados para outras instituições de ensino

Fechamento da Escola Aberta foi determinado pela coordenadora da 25ª CRE
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal

O que antes era apenas boato, infelizmente para a comunidade soledadense, tornou-se realidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Aberta, há mais de um mês, teve de forma definitiva, suas atividades encerradas pela 25ª Coordenadoria Regional da Educação.

Conforme informações prestadas pela coordenadora da 25ª CRE, Margarida Chitolina, a coordenadoria recebeu determinação do Departamento de Articulação dos Municípios, da Seduc, do Departamento de Planejamento Educacional e do Departamento de Recursos Humanos da Secretária Estadual de Educação, para que fosse realizado um enxugamento e consequentemente diminuição de despesas, em escolas com menos de trinta alunos.

Diante disso, foi realizado um estudo técnico, por parte do departamento pedagógico, para conhecer a realidade atual do educandário em questão, culminando com a situação que todos já conhecem.

Margarida relatou que, dos 33 alunos matriculados, apenas seis ou sete, frequentavam a escola, diante disso foi tomada a decisão de encerramento das atividades da escola aberta no município.

Outra questão destacada pela coordenadora, diz respeito de que havia cinco funcionárias para atender apenas seis alunos, considerado por ela, uma situação inviável.

Não é possível mantermos toda essa estrutura, com altos custos, para a frequência de tão poucos alunos, enfatizou Margarida.

Margarida relatou que têm em mãos inúmeros pareceres embasando a necessidade do fechamento da escola, entre os pareceres, conforme a coordenadora, estão o do Conselho Municipal de Educação, Comdica e Conselho Tutelar, dentre outros.

Professores e funcionários foram removidos para outras instituições de ensino do município.

Os alunos, por sua vez, foram remanejados para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alcides João Gradaschi – CIEP, onde recebem toda a atenção que vinham recebendo na Escola Aberta, incluindo as refeições.

Quanto à possibilidade de reabrir a Escola Aberta, Margarida destacou que seria necessário passar por um novo processo.

Ouça a entrevista de Margarida Chitolina, concedida à reportagem da Rádio Cristal, na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais