Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Escolas Estaduais elegerão seus novos diretores

por Marcus Vinicius Prates de Souza

As eleições diretivas da rede pública estadual sofrerão algumas modificações este ano

Coordenadora destacou as eleições para diretores de escolas estaduais
Foto: Igor Binotto/Rádio Cristal

A menos de um mês para a realização do pleito, previsto para 30 de novembro em todo o Rio Grande do Sul, a portaria número 256/2015, publicada pela Secretaria Estadual de Educação em 19/10, estabelece procedimentos e orientações para a realização do processo de indicação para a função de Diretor dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.

Conforme a Lei nº 14.754, há a necessidade de uniformização dos procedimentos em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, para tanto:

O processo de indicação do Diretor ocorrerá de forma simultânea em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, no dia 30 de novembro de 2015, e será realizado mediante votação direta pela comunidade escolar.

Terão direito a votar, os alunos regularmente matriculados no estabelecimento de ensino na data da votação, a partir do 5º (quinto) ano ou maiores de 12 (doze) anos; os pais, os responsáveis legais ou os responsáveis perante a escola, dos alunos regularmente matriculados menores de 18 (dezoito) anos; os professores e os servidores públicos, ambos ainda que sob o regime dos contratos emergenciais/temporários, em efetivo exercício no estabelecimento de ensino, que estiverem no desempenho de suas atividades na data da votação, exceto os que estiverem em licença para concorrer a cargo eletivo.

Poderá candidatar-se à função de Diretor o membro do Magistério ou servidor que possuir curso superior de licenciatura e/ou especialização na área da Educação, estiver em efetivo exercício na data da instalação da Comissão Eleitoral da Escola e atender às demais condições estabelecidas no artigo 20 da Lei n° 10.576/95.

O período de administração do Diretor corresponde a um mandato de três anos, permitida uma recondução sucessiva. Excepcionalmente em relação ao pleito de 2015, os Diretores em exercício já reconduzidos poderão concorrer à função novamente.

O departamento de jornalismo da Rádio Cristal realizou levantamento junto às escolas de Soledade, coordenadas pela 25ª Coordenadoria Regional de Educação, para saber quais são os candidatos em cada educandário, confira.

  • I.E.E. Maurício Cardoso a candidata será Vera da Silva Quevedo Grotto, já que Rejane Portela Perin não concorrerá à reeleição.
  • I.E. São José – Candidata Marines Vígolo.
  • I.E. Polivalente – Candidata Daniela Giacomini. A atual diretora Henriete Pasetti Dalla Vechia não concorrerá à reeleição.
  • E.E. Maria de Abreu Lima – Candidata Gislaine Cardoso Vieira. Maribel Godoi Elias não concorrerá à reeleição.
  • E.E. Capistrano de Abreu – Candidata Cristiane Portela de Morais. Deise Maria Bortolini não irá à Reeleição.
  • E.E. Júlia Lopes de Almeida – Dois candidatos: Juliano Bertolini e Ângela Maria Zeni Elias Sehn. João Pedro Morais dos Santos não buscará a reeleição.
  • CIEP – Dois candidatos: Jair Dossena Spíndola e Jaqueline Chitolina. Márcia Eloísa Oliveira não concorrerá à reeleição.
  • E.E. São Francisco de Assis – A atual diretora, Elenara da Cruz Bohrer é candidata à reeleição.
  • E.E. Eurípedes Dalla Costa – Silvana Los Chitolina, atual diretora, concorrerá à reeleição.
  • E.E. Álvaro Leitão – Candidata Mainara Regina Bortoncello Machado. Velci Portella de Camargo não concorrerá à reeleição.
  • E.E.E.F. Dona Darcila (Pontão da Boa União) – Candidata Lourdes Nivalda Carletti. A atual diretora, Elien Zordan não será candidata à reeleição.

Confira o cronograma de atividades previstas:

Atividade e Fundamento Legal                                             Prazo

Convocação da Assembleia-Geral por segmento                   Até 31 de agosto

Instalação da Comissão Eleitoral                                          Até 15 de setembro

Constituição e instalação da Comissão Regional                    Até 15 de setembro

Publicação do edital de eleição                                             23/10/2015

Período de inscrição                                                              De 26/10/2015 a 03/11/2015

Publicação do registro dos candidatos                                 04/11/2015

Prazo para impugnação                                                         Até 24 horas a contar da publicação do registro

Homologação das inscrições sem impugnação                     06/11/2015

Divulgação do horário de funcionamento das urnas               Até 27/11/2015

Eleição                                                                                                                                                                                       30/11/2015

Ouça a entrevista com a Coordenadora da 25ª CRE, Margarida Chitolina.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais