Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Detentos do Presídio Estadual de Soledade iniciam o ano letivo na Universidade

por Nayam Franco

Após terminarem o ensino médio no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da casa prisional, ambos começaram o ensino superior

Foto: Divulgação/Susepe

Neste mês, dois detentos do Presídio Estadual de Soledade iniciaram o ano letivo no ensino superior, pela Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim. Ambos concluíram o ensino médio no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) da casa prisional e, agora, estão cursando, via Ensino à Distância, um em Gestão em Agronegócios, outro em Gestão Ambiental.

Os dois presos cumprem pena no regime fechado e, para estudarem, a administração da casa prisional solicitou ao Poder Judiciário a permissão para que os familiares imprimam os conteúdos didáticos e as apostilas. Bimestralmente, os custodiados são conduzidos até o campus da URI de Erechim, para fazerem as provas.

“Este é o segundo semestre que temos um desses dois presos buscando um futuro digno pós-cumprimento de pena. Acreditamos que o ensino é um dos pilares da ressocialização do apenado”, afirma Clevison Brum, administrador da casa prisional.

Conforme frisou a chefe da Divisão de Educação Prisional da Susepe, Ana Dreher, os profissionais do seu setor orgulham-se dos resultados crescentes de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) desde o ano de 2013.

Além disso, Ana afirmou que “o estímulo à leitura, à educação formal e informal são agregadores de saberes e valores que possuem o poder de empoderamento das pessoas privadas de liberdade. A grande maioria cursou até a 5ª série do ensino fundamental e despertou para a educação durante o cumprimento da sua pena”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais