Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Redução da taxa Selic estimula economia

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

A expectativa é de que até o final de 2023, esse índice tenha um recuo de 0,50%.

Foto: Divulgação

O COPOM definiu a taxa Selic em 12,75%, ao ano. Esse índice é a base para a taxa de juros praticadas pelas instituições financeiras. A expectativa é de que até o final de 2023, esse índice tenha um recuo de 0,50%. Políticas econômicas do Governo Federal estimulam o financiamento para consumidores que buscam aquisição de bens com financiamentos em instituições bancárias.

“A população tem uma taxa de juros menor para financiamentos e despesas com cartão de crédito. Porém, o consumidor precisa estar atento para não perder o controle de suas finanças. Com taxas mais atraentes, pode ocorrer o endividamento para quem optou por um financiamento com taxas variáveis. Com a expansão do crédito, a população tende a ficar mais confiante para realizar investimentos”, pontuou o economista Gustavo Binotto.

Gustavo aconselha ter atenção em relação a baixa da taxa Selic e a variação da inflação. “Outro fator que pode influenciar essa variação são os gastos da união. Quando as despesas do Governo Federal aumentam de forma descontrolada, os juros tendem a subir para compensar essa demanda”, pontuou.

Para 2024, a projeção é que a Selic gire em torno dos 9%, por isso, o setor econômico está confiante em políticas econômicas que incentivam a população a gastar. “No entanto, o consumidor precisa se adequar a sua realidade e ver qual o financiamento mais combina com seu investimento. Se ocorrer uma alta variação das taxas de juros, essa parcela tende a ser ampliada”, esclareceu o economista.

Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal

Foto: Divulgação/Internet

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais