Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Educação financeira: os reflexos do endividamento na vida das pessoas

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Fatores como ansiedade, insônia e até mesmo problemas familiares são alguns dos reflexos gerados em virtude do problema, que acomete mais de 63% da população brasileira

Vinicius Loss dos Santos, psicólogo e gerente de gestão de pessoas da Sicredi Botucaraí RS/MG
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal

Abordar questões relativas às finanças é para muitas pessoas, algo bastante delicado. O assunto é tão relevante que gera por vezes sintomas de estresse e insônia, sem contar nos momentos em que acabam interferindo até mesmo nas questões familiares.

Um estudo realizado recentemente apontou que o momento pandêmico agravou a situação, pois pesquisas realizadas pelo Banco Central apontam que 63% da população brasileira está endividada, o que acarreta na criação de programas para auxiliá-las na gestão de seus recursos financeiros.

Conforme explica o psicólogo e gerente de gestão de pessoas da Sicredi Botucaraí RS/MG, Vinicius Loss dos Santos, o endividamento é por vezes, proveniente da impulsividade individual de cada pessoa, sabendo que as razões emocionais têm mais peso que as racionais, o que configura na expansão do assunto.

O planejamento torna-se portanto, algo de suma importância para que fatores agravantes – como o endividamento não passem a fazer parte da rotina da população.

“Somos seres biodiversos, o que é expresso por meio das 7 milhões de diversidades no Planeta Terra. A particularidade de cada indivíduo proporciona um universo multivariável, o que também pode ser trazido como representação no setor financeiro”, ressalta Vinicius.

O gerente de gestão de pessoas complementa ainda que o planejamento financeiro é um assunto que extrapola as questões financeiras, visto que reverbera em outros segmentos sociais, por isso a importância de planejamento estratégico, controle da impulsividade e do imediatismo em adquirir apenas o que necessário for.

Outro pilar deste assunto é o diálogo entre pessoas, que fundamenta a organização financeira e o planejamento estratégico coerente, impedindo complicações extremas, sendo o endividamento uma delas.

Ouça a notícia completa no player acima. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais