Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Leite vai ao STF defender demandas do RS em relação à arrecadação de impostos

por Nayam Franco

Na audiência com Gilmar Mendes, Leite disse que não se pode aceitar que haja uma perda tão expressiva da receita dos Estados

Foto: Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira, 08/02, para discutir assuntos de interesse do Estado no que diz respeito à arrecadação de impostos. Ao lado de outros governadores, que compartilham as mesmas demandas, Leite participou de audiências com os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux. Na terça-feira, 07/02, encontrou-se com Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Os temas apresentados aos ministros foram a questão da incidência de ICMS sobre transmissão e distribuição de energia, a não essencialidade da gasolina, permitindo cobrança de alíquotas diferenciadas, e a discussão sobre a lei que regulamentou o diferencial de alíquota (Difal), que pela sanção tardia no ano passado pode significar que os governos tenham de devolver arrecadação.

Além disso, os chefes dos Executivos estaduais conversaram com os ministros sobre a compensação devida aos Estados pela redução de alíquotas de ICMS no ano passado.

"Lutamos muito para equilibrar as contas do Estado e não podemos aceitar que haja uma perda tão expressiva na nossa receita. Isso seria extremamente prejudicial para a prestação de serviços públicos e devolveria o Rio Grande do Sul a uma situação fiscal delicada que já tínhamos superado. Por isso, é importante que possamos conscientizar os ministros sobre esse contexto para que eles tomem as melhores decisões possíveis em ações que julguem essas demandas dos Estados", afirmou o governador.

Durante a tarde, as secretárias da Fazenda, Pricilla Santana, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, participaram de reunião técnica com representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A primeira proposta apresentada pela STN para compensar os Estados pela perda de arrecadação não foi aceita e uma alternativa será construída em conjunto com os governos estaduais.

Com informações: Fernando Kopper – Tua Rádio Cristal

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais