Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo já em em funcionamento

por Luiz Alberto Reis Neto

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, falou sobre esse momento tão aguardado por todos.

Foto: Divulgação

Após muito tempo de espera, finalmente a Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo, PCH, e da subestação de energia no município de Tio Hugo foram liberadas para funcionar. Durante entrevista para a Tua Rádio Cristal, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, falou sobre esse momento tão aguardado por todos.

“Essa liberação foi um presente de Natal e de final de ano para os trabalhadores da cooperativa e para os usuários. No dia 27 de dezembro de 2023, a Federação Estadual de Proteção Ambiental, Fepam, liberou a Licença de Operação e no dia 30 de dezembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, emitiu a autorização para o início da operação comercial”, revelou o presidente.

A obra teve um investimento de mais de R$100 milhões de reais com energia vendida em todo o mercado livre brasileiro. “Essa obra concluída e em funcionamento proporcionará uma melhoria significativa na qualidade de energia e na disponibilidade de carga para os municípios da região. Além disso, temos por trás toda a responsabilidade ambiental, onde mais de 180 hectares protegidos de mata nativa serão preservados, cumprindo com todos os requisitos ambientais do empreendimento”, destacou Jânio.

Ao total, a Coprel possui 11 usinas operando diretamente ou em sociedade com outros investidores. “O nosso compromisso é oferecer uma energia limpa e renovável, sempre pensando na qualidade no futuro. Esse é o maior investimento da cooperativa na área de geração e isso contribui para o desenvolvimento da região, gerando energia limpa e renovável”, afirmou Jânio.

Uma grande notícia foi anunciada pelo presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, para a Tua Rádio Cristal: um projeto que atenderá dois municípios próximos a Soledade. “A PCH Santo Antônio, que ficará na divisa de Victor Graeff e Mormaço. Esse projeto grandioso já tem energia vendida no mercado livre para os próximos 30 anos”.

Como desafio de trabalho, o presidente citou a preocupação com a renda agrícola. “Temos que olhar com carinho para os agricultores e, para isso, a Coprel vem se preparando com um plano de contingência cada vez mais ajustado. O nosso principal desafio para frente é levar internet de qualidade com fibra ótica para o interior”, prometeu Jânio.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal 

Foto: Divulgação/Coprel

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais