Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Sine de Soledade constata redução de encaminhamentos do seguro desemprego

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Setores produtivos do município vêm demonstrando uma sensível reação, realizando até mesmo contratações de funcionários

Antônio Carlos Ractz, coordenador da agência do Sine
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Segundo levantamento do Sine/FGTAS de Soledade, o número de pessoas que solicitaram o seguro desemprego, sofreu uma queda junto à agência no município. Conforme Antônio Carlos Ractz, coordenador do órgão, nos últimos três meses, foi em maio que ocorreu a maior movimentação, quando foram encaminhados 312 pedidos do benefício, em julho foram 155 solicitações e, recentemente finalizado, o mês de julho teve mais uma queda, apresentando 150 pedidos, totalizando nestes meses 617 solicitações de seguro desemprego.

Em um comparativo com o mês de julho de 2019 para o mesmo mês deste ano de 2020, houve uma sensível diminuição nas solicitações, o que segundo Ractz, demonstra um menor número de demissões.

Em determinado momento os encaminhamentos foram feitos no sistema on-line, por não haver atendimento presencial na agência local, em virtude das regras impostas pela vigilância sanitária, quanto às precauções com o coronavírus.

Atualmente o atendimento ocorre normalmente com atendimento pessoal, das 8 às 14h, sem fechar ao meio-dia. Neste atual momento há uma grande busca de emprego por parte dos trabalhadores, além de informações sobre a carteira de trabalho digital.

A busca de informações pela carteira de trabalho digital levou no mês de maio 942 pessoas até a agência, houve uma pequena diminuição em junho, porém em julho a busca voltou a crescer e outros 962 trabalhadores foram atendidos e tiveram as informações que buscavam. Para a confecção da nova carteira de trabalho, o cidadão deve entrar no site www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital e escolher a opção desejada. Para quem tem a carteira de trabalho antiga pode usá-la, no entanto a mesma não é mais obrigatória.

Outro levantamento realizado pela coordenação do Sine diz respeito às áreas em que houve mais demissões neste ano de 2020 em Soledade, tendo em primeiro lugar serviços, com 40%, seguido do comércio com 30%, a indústria com 20% e empregadores domésticos, 10%.

No entanto, em contrapartida, vagas de trabalho estão sendo oferecidas praticamente todos os dias, neste momento há vagas para empregada doméstica com experiência para trabalhar no turno da noite, vendedor externo com experiência e ensino médio e que tenha carteira de motorista B, soldador com experiência, montador de estrutura metálica com experiência e ainda para recepcionista com experiência e ensino médio e conhecimento em informática no sistema office.

Antônio Carlos comentou também as oportunidades de trabalho que estão surgindo em decorrência da vinda da Vibra Alimentos para Soledade. Segundo ele, empresas terceirizadas estão disponibilizando vagas através da agência local do Sine, citou como exemplo a colocação de 5 cozinheiras que trabalharão em um restaurante que fornecerá alimentação para os trabalhadores da Vibra, restaurante este que se instalará em Soledade.

As pessoas com interesse em colocar seu currículo junto à empresa Vibra, devem levar até o local na antiga Somave e deixar o mesmo junto à secretaria da indústria, comércio, serviços e turismo do município.

Outra constatação feita por Ractz diz respeito à reação dos setores produtivos do município, onde está ocorrendo contratações no comércio local e diariamente novas vagas são oportunizadas junto ao Sine.

Ouça a entrevista com Antônio Carlos Ractz, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais