Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

PCH Tio Hugo recebe autorização da ANEEL para operação comercial

por Luiz Alberto Reis Neto

A PCH Tio Hugo foi construída no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã.

Foto: Divulgação

O final do ano de 2023 foi de importantes avanços para os investimentos em geração e distribuição de energia para a Coprel. Além da conclusão das obras da Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo (PCH) e da subestação de energia no município de Tio Hugo, a usina agora está oficialmente autorizada a comercializar a energia gerada.

No dia 27 de dezembro de 2023, a Fepam – Federação Estadual de Proteção Ambiental liberou a LO – Licença de Operação. E no dia 30 de dezembro, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica emitiu a autorização para o início da operação comercial da PCH Tio Hugo.

Com as obras da usina concluídas desde setembro de 2023 e todos os testes técnicos já finalizados no ano passado, a maior usina própria da Coprel com 10,1MW de potência instalada (o equivalente a consumo de 21 mil famílias) está gerando energia com venda direta ao mercado livre.

A venda de energia da PCH Tio Hugo está garantida desde julho de 2021, pois a usina foi um das contempladas no Leilão Nova A-4 – processo que já garantiu a viabilidade comercial das atividades, através de um contrato de venda de energia por 30 anos.

A PCH Tio Hugo foi construída no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã. A Coprel investiu mais de R$ 118 milhões diretamente nas obras da usina e subestação, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de energia e disponibilidade de carga para os municípios da região.

Além disso, amplos projetos de educação ambiental e recuperação de áreas de preservação permanente foram realizados, cumprindo com todos os requisitos ambientais do empreendimento. O facilitador da Coprel Geração, Mateus Stefanello, destaca a importância deste momento para a Coprel.

“Esta operação comercial da PCH Tio Hugo é um fato aguardado com muita expectativa e alegria por todos nós. É o maior investimento da Coprel na área de geração, que contribui significativamente para o desenvolvimento da região, gerando energia limpa e renovável”.

Atualmente, a Coprel atua em 72 municípios e possui investimentos em Sociedade de Propósito Específico (SPEs) de 11 usinas hidrelétricas (algumas próprias e outras com participação acionária de outros investidores) totalizando 80 MW de potência instalada em empreendimentos de geração de energia limpa e renovável – PCH’s e CGH’s.

Texto e foto: ASCOM/Coprel

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais