Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Músico João Luiz Corrêa é agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha

por Leticia Nunes

Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta honraria do Parlamento gaúcho e foi entregue na noite desta segunda-feira, 23/11

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), entregou ao músico soledadense João Luiz Corrêa, na noite desta segunda-feira (23), a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria do Parlamento gaúcho. A cerimônia teve formato híbrido: reuniu familiares, convidados e autoridades no Teatro Dante Barone, e foi acompanhada pelo público por meio das redes sociais e da TV Assembleia.

“Ao entregarmos a Medalha do Mérito Farroupilha a João Luiz Corrêa, homenageamos toda a classe artística, que sofreu fortemente com as restrições impostas pela pandemia”, justificou Polo, lembrando que o músico liderou um movimento em favor de colegas de profissão que ficaram sem trabalho em decorrência da crise sanitária.

Músico profissional e compositor, João Luiz Corrêa é autor de sucessos como Um Bagual Corcoveador, Fandango Em Soledade, Pau Que Dá Cavaco, Gauchão de Apartamento e Quando Tapeia o Chapelão. Algumas de suas canções, lançadas no início de sua caminhada artística, ainda estão entre as mais executadas nos fandangos e nas emissoras de rádio. Dono de um estilo fandangueiro, realiza cerca de 220 shows por ano, consolidando-se como um dos principais nomes do meio musical gaúcho.

O presidente da Assembleia lembrou que João Luiz Corrêa teve atuação determinante para mobilizar a classe artística gaúcha na busca de alternativas de sobrevivência, para permitir atividades dos CTGs e clubes durante a Semana Farroupilha e na construção da Caravana Farroupilha Virtual junto com a Assembleia Legislativa, Famurs, Banrisul, Corsan e Rio Grande Seguros.

 “Ele alertou para as dificuldades enfrentadas pela classe artística e trabalhou de modo incansável para que as atividades pudessem ser realizadas de forma responsável e segura”, atestou o parlamentar.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo em que familiares, amigos, colegas de profissão e autoridades, como o ex-governador José Ivo Sartori e o atual governador Eduardo Leite, manifestaram reconhecimento ao artista. A produção mostrou também uma apresentação do músico na Times Square, em Nova Iorque.

Ao agradecer a outorga, Corrêa afirmou que é “um soldado da cultura do Rio Grande do Sul” e que representa, na condição de homenageado, todos os músicos gaúchos, independentemente de gênero.

Trajetória

João Luiz Corrêa iniciou sua trajetória em 1989. Atuou em diferentes grupos da música gaúcha até 1998, quando decidiu seguir carreira solo. Em 19 anos, lançou 16 trabalhos gravados em CD e cinco em DVD, além de dois trabalhos gravados em CD somente pelo Grupo Campeirismo, do qual faz parte. João Luiz Corrêa foi premiado com cinco Discos de Ouro, um Disco de Platina e dois DVDs de Ouro, um dos quais é o primeiro DVD de Ouro da música gaúcha.

Em 2016, o músico ganhou o troféu Vitor Mateus Teixeira na categoria Melhor Capa de CD (Pra quem vive de bombacha – Vol. 10). Foi indicado à premiação Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha por três anos consecutivos, vencendo nas categorias de Melhor Grupo de Baile nos anos de 2016, 2017 e 2018 e de Melhor Música em 2018.

Em cerimônia de premiação no dia 27 de agosto de 2018, durante a 21ª edição do Troféu Guri, foi homenageado como uma das 10 personalidades que tiveram destaque em suas atividades profissionais e promoveram o nome do Rio Grande do Sul no país e no mundo.

*As informações são da Assembleia Legislativa do RS.

Acompenhe pelo Facebook da Tua Rádio Cristal a entrevista com o músico soledadense, João Luiz Corrêa.

https://www.facebook.com/tuaradiocristal/videos/122401789522440/

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais