Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lei Paulo Gustavo: artista soledadense comenta importância dos recursos

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Itamar dos Santos Xavier foi um dos selecionados pela lei de incentivo à cultura

Foto: Divulgação

Após a pandemia da Covid-19 paralisar as atividades culturais, o governo federal através da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo – criou um programa que visa auxiliar artistas de diferentes áreas da cultura. Em Soledade, para o ano de 2024 foram cerca de 30 projetos selecionados.

Um dos contemplados foi o artista plástico Itamar dos Santos Xavier. “A ideia desse projeto veio de alguns anos atrás, paralelo a uma exposição que fiz no ano passado em Passo Fundo, que tinha como nome a ‘Arte de Ita Xavier’, onde foram apresentados 25 trabalhos no Teatro Mucio de Castro e mais 50 na Estação da Arte do Parque da Gare, além do livro que celebrou os meus 20 anos de trajetória artística”, destacou.

O artista plástico denominou algumas características de seus trabalhos, que não são apenas figurativas, mas, algumas voltadas à abstração. “Eu tinha uma certa expectativa de poder concorrer com esse livro. Agora, a ideia é produzir cerca de 60 exemplares, sendo que, serão doadas algumas unidades para escolas públicas de Soledade e entidades do município e da região”, explicou Itamar.

O artista será contemplado com um valor superior a R$ 5 mil. “Com esse valor, vou conseguir produzir um bom livro, através de uma livraria que fará toda a produção. Além disso, contratei uma empresa que irá fazer toda a parte a diagramação”, pontuou.

Itamar terá um prazo de até 180 dias para desenvolver todo o processo de criação do livro. “Acho muito importante dessa parte das leis de incentivo à cultura, sejam federais ou estaduais. Pois, as pessoas não se atinam aos custos que os artistas possuem para apresentar seus trabalhos, como logística, apoio, gráfica e editora”,

Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal

Foto: Marcos Vinicius de Souza/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais