Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Arábia: conservadorismo, lealdade e tradicionalismo são essenciais na cultura árabe

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Para tentar uma vida diferente, muitos árabes saíram da sua terra natal para se instalar em várias regiões do Brasil, inclusive Soledade

Foto: Divulgação

A cultura árabe envolve idiomas e tradições e, ao contrário do que se imagina, independe de religião, pois abrange povos muçulmanos, cristãos, pagãos e judeus. Para tentar uma vida diferente, muitos árabes saíram da sua terra natal para se instalar em várias regiões do Brasil, inclusive Soledade.

Para valorizar essas várias etnias que moram aqui e escolheram Soledade para viver, a equipe da Tua Rádio Cristal fará uma série de entrevistas com descendentes para contar um pouco da sua história. A etnia escolhida para essa quarta-feira foi a árabe e quem deu mais detalhes sobre ela foi Elen Doumit Mansour, vinda da Síria.

“Tenho orgulho de vir um país tão rico de cultura, onde a culinária se destaca e as pessoas são educadas e muito inteligentes também. A língua árabe é uma no Oriente Médio inteiro, o que muda é o sotaque e o dialeto”, revelou Elen.

Há 15 anos morando no Brasil, Elen fez um comparativo com a religião praticada pelo seu povo e pelos brasileiros. “Eu sou católica, cristã e venho de uma cultura que é muçulmana. O nosso momento religioso é igual aqui no Brasil, tenho fé em jesus, maria e Deus, em primeiro lugar”.

Outra questão importante relacionada à religião árabe é sobre a utilização da burca, peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas. “Quando eu vim para o Brasil, não precisei usar essa roupa porque eu sou católica. Então esse é um mito que as pessoas não sabem sobre o povo árabe, não é todo mundo que é obrigado a usar. Faz parte, sim, da religião, mas usa quem quer”, afirmou Elen.

A gastronomia árabe, muito sofisticada, é bastante apreciada pelos brasileiros. “A nossa culinária é muito rica, principalmente em temperos. Temos os famosos quibes que todos adoram, a sfiha que também é bem conhecida, os charutinhos de repolho e folha de parreira. Usamos muita carne de gado e ovelha e muita verdura na preparação dos pratos”, disse Elen.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo pessoal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais