Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Diversas culturas e povos que escolheram Soledade como lar

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Nesta segunda-feira, 21/08, a primeira etnia será a italiana e o representante foi Juarez Berté

Foto: Divulgação

A população brasileira é bastante miscigenada, muito em função da mistura de diversos povos aqui no Brasil. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. E em Soledade não é diferente.

Para valorizar essas várias etnias que moram aqui e escolheram Soledade para viver, a equipe da Tua Rádio Cristal fará uma série de entrevistas com descendentes para contar um pouco da sua história. Nesta segunda-feira, 21/08, a primeira etnia será a italiana e o representante foi Juarez Berté.

“Buongiorno em especial aos descendentes italianos. Nós que temos paixão pela nossa cultura, tivemos o privilégio de conviver com a nossos descendentes e aprender um pouco da língua vêneta. Aos meus netos eu ensino palavras italianas e eles destrincham alguma coisa. Mas dentro de poucos anos esse dialeto italiano que trouxemos dos nossos pais e avôs vai terminar”, revelou Juarez.

A culinária é outro ponto muito importante, especialmente as massas e a polenta. Seu Berté lembrou com carinho dos momentos de reunião em família ao redor da mesa farta. “Muita coisa da comida italiana foi criada no Brasil, na região da colônia italiana. Aqueles jantares italianos, com vinhos nas pipas e aquela comida especial que todos vibravam. Eu lembro da menestra que a minha mãe fazia, onde se tirava a casca do feijão e fazia com massa, arroz, uma delícia”.

Outro momento de encontro entre as famílias era para o momento de oração. “Nas dificuldades, a grande fé dos italianos era o que se mantinha para superar as diversidades. Eu era o segundo de sete irmãos e lembro que a mãe me mandava ir na missa a pé e na volta, durante o almoço, eu tinha que explicar o que o padre falou no sermão. Mas eu era muito esperto e inventava alguma coisa, porque eu não prestava atenção. Mas com 10 anos, tinha que rezar o terço”, concluiu Juarez Berté.

Texto e fotos: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais