Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Descendentes de Italianos festejam o Dia da etnia italiana

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Vários municípios do Rio Grande do Sul comemoram esta data tão expressiva

Descendente italiano, Juarez Berté sempre esteve envolvido com a cultura italiana
Foto: Igor Binotto/Rádio Cristal

A Lei estadual 11.595/2001 instituiu o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, comemorado atualmente no dia 2 de maio.

Esta data registra, no ano de 1875, o início da colonização italiana em nosso estado com a chegada à Nova Milano dos primeiros 86 imigrantes que plantaram as raízes desta já centenária história.

Vieram da localidade de Santa Catarina da Feliz, atualmente cidade de Feliz, onde estavam hospedados. Nesse percurso, foram guiados pelo índio caingangue Luiz Antônio Silva Lima. Eram famílias dos pioneiros Tomaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico. Logo a seguir povoaram-se as Colônias Caxias, Conde D’Eu, Dona Isabel e Silveira Martins, das quais expandiu-se toda a colonização, até os dias de hoje, redesenhando a nova geografia do nosso estado, com centenas de cidades gaúchas que delas se originaram.

O sonho de fazer a América aqui foi feito. Na Serra Gaúcha, um contingente humano fundiu sonho e trabalho e fez um novo mundo, com suas grandezas e limitações. Por isso, nada mais justo que os descendentes italianos festejem essa data especial.

Ouça a entrevista na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais