Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

O início das Rondas Crioulas de Soledade na memória do tradicionalista Vilson Freitas

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Sinônimo de tradicionalismo e conhecedor da causa gaúcha, Vilson deu detalhes conhecidos por poucos

Vilson Freitas, tradicionalista e historiador
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Nesta Semana Farroupilha atípica, ao abordarmos o tema tradicionalismo, é impossível não fazermos alusão a Vilson Silva de Freitas, se não o maior, um dos maiores tradicionalistas de Soledade e quiçá do Estado, um profundo conhecedor e grande colaborador das tradições gaúchas, não apenas na sua terra natal, mas sim em todo o Brasil.

Ao ser entrevistado pela reportagem da Tua Rádio Cristal, Vilson contou em detalhes de como começou as Rondas Crioulas em Soledade. O tradicionalista destacou, porém, que no Estado a iniciativa ocorreu em 1947 através do tradicionalista e historiador Paixão Cortes, e, vinte anos depois, em 1967, no município soledadense, onde jovens da época se uniram para ouvir gaita e violão, comer um bom churrasco e se divertir durante uma semana. “Foi aí que começou o espírito das rondas crioulas em Soledade”, contou Vilson.

Moacir Borges, o Volta e Meia, Maurício Brum, Zé da Viola, o gaiteiro Josir Marques, Olmiro Cacau, Tio Adelmo, João Alfredo Costa, foram alguns dos personagens lembrado por Vilson Freitas que participaram da primeira ronda em Soledade.

Já como diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Soledade (Dectur), em parceria com Paulo Pedroso, criaram no Largo da Matriz o Acampamento Farroupilha, onde empresas e entidades do município construíram diversos ranchos, cada um realizando suas atividades e recebendo seus convidados que sempre eram recebidos com a tradicional comida gaúcha, evidentemente que não faltava o churrasco. “O rancho central na praça construído pela prefeitura, cada dia uma empresa assumia a responsabilidade de manter as atividades do rancho, dia e noite” lembrou.

A entrevista completa, com todas as histórias de Vilson Freitas pode ser ouvida através do player de áudio da Tua Rádio Cristal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais