Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Cavaleiros de Cachoeirinha trazem centelha da Chama Crioula de Irai para Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Grupo chegará ao destino final somente no dia 20/08

Cavalarianos tiveram recepção calorosa da comunidade soledadense
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

O Grupo de Cavalarianos de Cachoeirinha saiu de Irai, no norte do Estado, na quinta-feira, 09/08, carregando uma centelha da Chama Crioula.

A convite da administração municipal de Soledade, os cavaleiros foram recepcionados, na noite desta quarta-feira, 15/08, junto ao Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.

Na oportunidade, tradicionalistas, músicos, representantes das Cavaleiras Paladinas e do executivo receberam a equipe de cavaleiros com música e muito calor humano.

O grupo, formado por 06 pessoas no apoio e 14 cavaleiros, entre homens e mulheres, saiu de Irai na manhã de 10/08 e vem passando por cidades onde são convidados a deixar a Centelha Farroupilha, a exemplo de Soledade.

Conforme José Osvaldo Alves Ballejos, coordenador do grupo, eles deverão chegar as 19 h do dia 20/08 em Cachoeirinha, sede das entidades que compõem os Cavaleiros de Cachoeirinha, após percorrerem 483 km nas patas dos cavalos.

Ballejos informou que o grupo é formado por quatro entidades daquele município, CTG Rancho da Saudade, Guapos, CTG Sinuelo da Amizade e Roda de Carreta.

José informou ainda que os cavaleiros se revezam, 7 fazem o trajeto pela manhã e outros sete no turno da tarde, andando em torno de 60 km/dia e parando ao entardecer para dar água, comida e descanso para os animais, e, evidentemente aos participantes também.

A centelha acessa em Soledade permanecerá sob a guarda da Brigada Militar em seu quartel, até o início da Semana Farroupilha em 13/09, quando a chama será levada até a Praça Olmiro Ferreira Porto, devendo permanecer acessa até o dia 20/09, Dia do Gaúcho.

Ouça a entrevista completa com José Osvaldo Alves Ballejos, no player de áudio acima.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais