Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Academia Soledadense de Letras lança obra em comemoração aos seus 10 anos de atividades

por Leticia Nunes

Lançamento da obra

Gilmar Palmeira (E), Paulo Borges (C) e Nicácio Lima.
Foto: Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal.

A noite desta terça-feira, 16/06, ficará na memória de todos os membros da Academia Soledadense de Letras em virtude da comemoração do aniversário dos 10 anos desta entidade.

Seus confrades e confreiras haviam preparado um grande evento que marcaria esta noite, mas em virtude da pandemia de coronavírus e a vigência das medidas preventivas adotadas em todo o mundo, a comemoração ocorreu, mesmo em número reduzido dos membros presentes.

O evento de lançamento da obra literária “ASL 10 anos de história e realizações, foi marcado, pela presença do presidente: Paulo Diogenes Quevedo Borges; secretário, Nicácio João Maria de Lima e tesoureiro, Gilmar Palmeira. Via telefone, participou a professora e confreira, Maria Leda Lóss dos Santos. A transmissão ocorreu pela Tua Rádio Cristal em FM 100.5 e pelo facebook do portal ClicSoledade.

Para o presidente da Academia Soledadense de Letras, Paulo Diógenes Quevedo Borges esta é uma data que traduz muito mais que o aniversário. "Esta é uma festa que comemora não só nossas realizações, mas nosso desejo, é de que este grupo cresça, que nossas cadeiras sejam preenchidas, para que a arte e a cultura de nossos poetas e pensadores perpassem as gerações".

Gilmar Palmeira, tesoureiro da entidade e coordenador da comissão organizadora da obra alusiva aos 10 anos do grupo, enfatiza que a decisão de escrever esta publicação foi praticamente de forma unânime. "Quando começamos a discussão do que faríamos, chegamos à conclusão do que nada melhor do que uma obra literária para traduzir o que foram estes 10 anos de história da academia. Me sinto grato, pelo presidente, Paulo, ter me dado esta oportunidade de coordenar estas atividades".

Na oportunidade, Palmeira ainda destacou a importância e o papel que cada um exerceu para que este objetivo fosse alcançado. “Não tenho como citar o nome de todos que de alguma forma outra contribuíram para que hoje tivéssemos o livro devidamente publicado. O que nos resta é apenas agradecer”.

A comissão organizadora da obra “ASL 10 anos de história e realizações” foi formada pelos seguintes acadêmicos: Gilmar Palmeira, Maria Leda Lóss dos Santos, Maria Helena Gonçalves Pinto, Nicácio João Maria de Lima, Elizete Scorsatto Ortiz, Nurimar Bianchi e Paulo Diógenes Quevedo Borges.   

 

Um pouco do início das atividades da Academia Soledadense de Letras

A entidade foi fundada e idealizada por Nicácio João Maria de Lima, com o intuito de formar um grupo de pessoas que tem por prazer a escrita, a arte, a cultura, a música e a tradição. Provocada a ideia, Lima enviou um convite/lembrete convocando estas pessoas para uma reunião no Clube Comercial e partir daí deu-se o início das atividades e a escolha da primeira coordenação em 17 de dezembro de 2009.

A entidade atualmente está formada por 21 integrantes e futuramente ingressarão como novos acadêmicos: Gustavo Baldissera, João Pedro Trautmann, Rosí Capelari, Sílvia Carneiro, Luciano Chiarelli, Dione Serrano Dalsanto, Vasco Portela Carneiro e Alisson Ferronato dos Santos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais