Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Definida a programação da Semana Farroupilha 2018 em Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

De 11 a 20/09 haverá uma extensa programação cultural

Desfile de cavalarianos marcará o encerramento da Semana Farroupilha 2018
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Os festejos farroupilhas já estão definidos em Soledade. A secretaria da indústria, comércio, serviços e turismo do município, divulgou nesta quinta-feira, 06/09, a programação oficial da Semana Farroupilha 2018.

Com o tema principal "Tropeirismo", a programação terá início com um recital de canto e poesia, no dia 11/09, uma terça-feira, nas dependências do Grupo de Artes Nativas Vaqueanos da Cultura e se estenderá até o feriado de 20/09 quando ocorrerá o tradicional desfile dos carros temáticos e dos cavalarianos, partindo da Coagrisol na Av. Marechal Floriano, logo após o encerramento oficial da Semana Farroupilha 2018 junto a Pira Farroupilha no Largo da Matriz.

No dia 14/09, sexta-feira, às 19h30min, acontece a solenidade de abertura oficial da Semana Farroupilha 2018, junto a Pira Farroupilha no Largo da Matriz.

Ao longo dos dias as entidades tradicionalistas de Soledade terão sua programação paralela, onde estão programados vários bailes, com diversos artistas do meio gaúcho, enaltecendo a volta do Grupo Soledade dos irmãos Luiz Carlos, João Pedro e Américo Trautmann, que farão show nativista, no dia 20/09, junto ao Palco de Eventos Jesus Marodim, às 16h30min.

Outro momento importante, dentre tantos, será a realização do 1º Gaitaço e 1º Encontro de Trovadores, no dia 16/09, às 14h30min, no Palco de Eventos Jesus Marodim, junto à praça central Olmiro Ferreira Porto.

Em três dias, 17, 18 e 19/09, sempre as 08h30min, acontecerá a apresentação do Projeto "Tropeando a Tradição", sempre junto a praça Olmiro Ferreira Porto.

Sobre o tema "Tropeirismo" cabe informar que foi um ciclo econômico, social e cultural. Um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação européia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque.

Ouça a entrevista com Mara Muniz, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais