Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Inaugurado espaço de leitura Dra. Salete Maccalóz em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Espaço está dentro da Biblioteca Pública Municipal Alcides Maya

Dentro da programação da 14ª Feira do Livro de Soledade, estava prevista para a tarde deste sábado, 05/10, a inauguração do espaço de leitura “Dra. Salete Maccalóz”, junto a Biblioteca Pública Municipal Alcides Maya, o que de fato aconteceu.

O espaço em questão recebeu a denominação em virtude do trabalho e das ações relevantes prestadas pela então desembargadora soledadense, que em momento algum omitiu suas origens, sempre fazendo questão de dizer que era gaúcha de Soledade. Salete viveu até os 70 anos, quando foi vencida por uma enfermidade. Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul em 1972, a magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura Universidade Federal do Rio de Janeiro. Salete Maccalóz foi ainda docente da UFRJ, da PUC/RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Com um público seleto de familiares e amigos, a inauguração aconteceu envolvida por fortes emoções, especialmente quando o sobrinho Dr. Saulo Ferreira Maccalóz revelou um pouco do estilo de vida da homenageada, que era apaixonada pela literatura.

Conforme Saulo, Salete possuía aproximadamente 20 mil livros distribuídos em quatro bibliotecas, dentre as obras literárias, muitas de valor imensurável.

Presente na inauguração, prefeito Paulo Cattaneo enalteceu a homenageada pelo compromisso com a verdade e o meio jurídico onde viveu, mas de maneira especial pelo fato de alardear por onde andava que era soledadense.

Além do espaço de leitura, Cattaneo divulgou que em março/20, Salete Maccalóz será novamente homenageada pelo município, desta vez dando o seu nome a sala da Defensoria Pública Municipal.

Ouça a entrevista com Saulo Ferreira Maccalóz, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais