Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Apesar de chegar ao Rio Grande do Sul, sinal 5G deverá demorar para chegar em Soledade

Baixar Áudio por Larissa Silva de Oliveira

Não há previsão de quando o sinal 5G passará a funcionar em Soledade

Foto: Prefeitura de Soledade

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a frequência do 5G puro (standalone) estará liberada para as operadoras de telecomunicações na próxima sexta-feira, 29 de julho.

Não há previsão de quando o sinal 5G passará a funcionar em Soledade.

“No Brasil o modelo de compartilhamento e ação é americano, ou seja quem tem dinheiro e competência pode instalar o 5G desde que cumpra com todos os trâmites legais e normas da Anatel. Isso permitirá também controlar a pirataria. É algo que vem para facilitar a vida das pessoas contudo deverá ser legalizado”, esclarece o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Soledade, Jose Giovanoni Neto.

Conforme Neto, o 5G possui um entrave, este que é a televisão aberta, as parabólicas comuns de sintonizadores terão que sair de circuito pelo fato de apresentar interferência com o 5G, e sendo assim pode ocorrer de não funcionar devidamente esse programas.

Porto Alegre e cidades maiores aplicam um programa do Governo Federal que auxilia pessoas de baixa renda na substituição pelos equipamentos digitais, elas que recebem o kit com antena, sinalizador e os cabos, geralmente os cidadãos só pagam pela instalação.

Esses pequenos problemas devem ser resolvidos antes de entrar o sinal 5G na cidade, pois o 5G usará a mesma frequência da banda de televisão aberta.

MUDANÇA PARA VISITANTES DA CAPITAL

Quem for até Porto Alegre sentirá uma diferença brutal na velocidade dos dados, visto que o 5G permite grande volume de dados em uma velocidade alta.

Essa tecnologia possibilita fazer transmissão ao vivo de forma rápida e as redes sociais funcionaram de forma otimizada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais