Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Conselho Municipal da Mulher de Soledade na campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Baixar Áudio por Larissa Silva de Oliveira

O Conselho defensor dos direitos das mulheres é um órgão de apoio, demandas, e denúncias

Foto: Paulo Paes/Tua Rádio Cristal

O COMDIM, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Soledade, intensifica suas atividades perante o mês do Agosto Lilás, este mês que aborda uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340.

O Conselho segue uma lei municipal, esta que é a lei N° 2956/2005. Esta entidade foi criada pela necessidade de um órgão para defender as mulheres e seus direitos, que oportuniza a participação e atuação das próprias mulheres em diferentes setores. Combatendo juntamente a discriminação e eliminando a violência e assegurando a cidadania das mesmas.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Soledade, Brenda Simioni Oliveira, a entidade segue uma gestão bienal, de dois anos, esta foi iniciada em 22 de junho de 2021 e tem o intuito de reestruturar o conselho de maneira que continue apoiando, defendendo, e empoderando as mulheres soledadenses.

O COMDIM de Soledade é vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social do município, sendo formado através de indicações dos representantes das entidades da comunidade, e governo municipal. Conforme a vice-presidente do Conselho, Roselangi dos Santos, várias entidades representam o Conselho, entre elas: A Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Social de Habitação, Emater de Soledade, Grupo Ciranda, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Secretaria da Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas.

“O Conselho já vem sendo desenvolvido por diferentes ações desde 2005. E recentemente através da proposta do plano de ação, estão sendo realizadas diferentes estratégias de estudo das ações e implementações políticas que ensinam sobre a importância social do trabalho da mulher, e trazendo diferentes setores para participarem dos encontros, estes que são realizados mensalmente”, conta a vice- presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Soledade, Roselangi dos Santos.

A presidente do Conselho da Mulher, Brenda Simioni, fala que o grupo se reúne uma vez ao mês no Centro Cultural de Soledade, e que uma das atividades colocadas em prática através do plano de ação é o sobre a divulgação do órgão de apoio as mulheres soledadenses, sobre a existência do conselho e que trabalhos ele realiza.

“O conselho não tem recebido denúncias, porque um dos passos que tínhamos a concretizar seria primeiramente a divulgação. Porque muitas pessoas não sabiam de sua existência. Então creio que a partir deste momento acredito que será entrado em contato conosco e busquem assistência”, finaliza a presidente do COMDIM, Brenda Simioni.

Ouça a notícia no player acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais