Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Soledade: Eleitos projetos para a reunião ampliada da Consulta Popular 2020/2021

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

A Consulta Popular terá sua votação pública de maneira on-line e ocorrerá de 26/10 a 03/11

Aline Maciel, presidente do Comude de Soledade
Foto: Ascom/PMS

Representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (COREDE) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) de Soledade, estiveram reunidos em assembleia on-line, para elegerem as demandas para votação e composição da cédula da Consulta Popular de 2020/2021, houve ainda a eleição dos delegados que defenderão as demandas na reunião ampliada, que ocorrerá no dia 30/09.

Aline Maciel, presidente do Comude soledadense destacou que a assembleia foi atípica pelo fato de ter sido virtual, ou seja, on-line e que a mesma foi regionalizada. “Nós dos Comudes que compõem o alto da Serra do Botucaraí, optamos que fosse apenas uma assembleia regional onde todos os municípios envolvidos participariam”, informou.

Dos nove projetos apresentados na oportunidade, seis destes foram elencados na reunião, porém, apenas três irão para a cédula final. As demandas escolhidas na oportunidade foram as seguintes:

1 – Melhorar a infraestrutura no meio rural com: energia de qualidade (trifásica e fontes renováveis), ordenhadeira, aquecimento de água, telefonia e internet.

2 – Fortalecer a agroindústria familiar e os APLs de agroindústrias (transformar a matéria-prima excedente para agregar valor, legalizar produtos e facilitar a comercialização).

3 – Realizar inventário turístico regional, com vistas à sua integração em roteiros regionais.

4 – Implantar banco de projetos, em nível regional, para fomentar o empreendedorismo e atrair investidores para a região.

5 – Aproveitar o potencial turístico cultural para a elaboração de um roteiro turístico na região.

6 – Aquisição de insumos agrícolas para recuperar a fertilidade do solo para melhoria do mesmo, aumento de produção e de pastagens, etc.

Aline esclareceu que a demanda de número 6 já havia sido eleito para este ano de 2020 e que foi novamente elencada para 2021 e 2022, em virtude de que o valor da Consulta Popular deste ano terá recurso de R$ 20 milhões, fracionado em duas parcelas de R$ 10 milhões, uma para o ano de 2021 e outra para 2022.

Na oportunidade foram eleitos dois delegados, que estarão participando dos próximos passos do processo popular, sendo eles: Jorge Augusto Vivian (Secretário Municipal da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo) e Juliane Pires (Emater).

No dia 30/09 haverá a reunião ampliada para a definição final, onde das seis metas apresentadas, apenas três serão escolhidas e comporão a cédula final e destas apenas duas serão eleitas, sendo que a mais votada ficará para o ano de 2021 e a menos votada para 2022. “Após essa reunião as definições irão para a secretaria de governança do Governo do Estado, para a aprovação da cédula final”, informou Aline.

A votação pública, que será on-line, terá início no dia 26/10 e se estenderá até o dia 03/11, salientando que cada município deve atingir 2% do total de votantes para poder habilitar a demanda.

Por fim, Aline destacou a importância da população neste processo. “A Consulta Popular nada mais é do que a conquista do povo, no entanto temos ouvido, por várias vezes, que a CP vai terminar, por isso a importância da participação da comunidade. Soledade e os demais municípios que compõem a região sempre foram destaques em comparação as outras regiões”, finalizou Aline.

Ouça a entrevista com Aline Maciel, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais