Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres contou com grande público em Soledade

por Nayam Franco

Participação em grande escala do público soledadense surpreendeu as organizadoras

O Centro Cultural de Soledade recebeu cerca de 250 pessoas para debater sobre as políticas públicas desenvolvidas para combater a violência contra a mulher, além de promover, qualificar e garantir a participação da mulher na sociedade.

Dentre os trabalhos realizados na conferência, esteve a palestra sobre a Igualdade de Gênero ministrada por Josiane Petry Faria, uma das coordenadoras do Projeto de Prestação Jurídica e Atendimento Multidisciplinar às  Mulheres Vítimas de Violência e Familiares, o Projur/Mulher.

A conferência visava à construção do relatório e escolha das delegadas que irão para a etapa estadual da Conferência. O evento que será realizado de 5 a 7 de novembro em Porto Alegre, terá como representantes de Soledade, as delegadas Eloá Ruas da Silveira, Juliane Pires e Sinandra Dorneles de Paula.

Para definir as demandas do movimento feminista soledadense, as participantes foram separadas em quatro grupos ou “eixos”. Dentro deles, foram debatidas maneiras de fomentar a criação de políticas para as mulheres.

Confira as demandas de cada eixo:

1º Eixo: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios, do qual constava nos desafios a reativação da SPM, a criação de uma Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e a participação dos movimentos sociais.

2º Eixo: Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios como desafio ficou relacionada a necessidade de verbas próprias para a Coordenadoria da Mulher, a existência de uma sede física e a implementação de um Plano de Políticas públicas para a Mulher.

3º Eixo: Sistema político com participação das mulheres e igualdade ficou recomendado à estimulação da formação política em espaços de lideranças, o fortalecimento do protagonismo feminino com o auxílio das escolas e a criação de grupos e coletivos nos bairros e comunidade.

4º Eixo: Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações ficaram frisados a importância da criação de uma Lei que regulamente a Política para as Mulheres, um fundo público nas três esferas governamentais para a realização de ações, o fortalecimento da Coordenadoria da Mulher de Soledade e a demanda de uma Vara Especializada em Atendimento à Mulher.

Ouça a entrevista com a gestora da Coordenadoria da Mulher de Soledade, Jane Ottoni.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais