Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começará nesta quinta-feira no RS

por Marcus Vinicius Prates de Souza

O objetivo é proteger o rebanho gaúcho contra esta grave doença

Proprietários dos animais deverão vaciná-los até o final de novembro
Foto: colinasrs.com.br

Nos trinta dias do mês de novembro, o estado do Rio Grande do Sul, através de sua secretaria da agricultura e pecuária estará realizando mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação é obrigatória para os bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

Em entrevista à reportagem da Tua Rádio Cristal, na manhã desta quarta-feira, 31/10, a médica veterinária Isadora Corrêa, chefe do escritório da inspetoria veterinária de Soledade destacou que o pecuarista tem papel fundamental para manter o RS livre de febre aftosa. 

Para tanto é necessário que o produtor proteja seu rebanho e comprove a vacinação na Inspetoria de seu município, durante o mês de novembro. A vacinação terá início nesta quinta-feira, 01/11  e se estenderá até 30/11.

Aqueles que não realizarem e comprovarem a imunização do seu rebanho, no período estabelecido pela SEAPI/RS, serão autuados e terão sua propriedade interditada até que regularizem a vacinação.

Em Soledade o rebanho a ser vacinado, tanto bovinos, quanto bubalinos, está próximo de 19 mil cabeças.

Isadora informou ainda que todos os produtores deverão comprar a vacina nas casas agropecuárias credenciadas, dentro do prazo da etapa. Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, no escritório da inspetoria. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis, após o término da etapa, ou seja, dia 07/12.

A médica veterinária lembra que a conservação das doses de vacinas é fundamental para a garantia da eficiência da vacina. O produto deve permanecer, desde a compra até o uso, na geladeira e deve ser aplicado em até 05 dias corridos, após a aquisição.

Para maiores informações, entre em contato com a Inspetoria Veterinária de Soledade pelo fone 3381-9400.

Ouça a entrevista completa com Isadora Corrêa, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais