Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Clima irregular prejudica cultura de trigo na região de Soledade

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Na região de Soledade, tem semeaduras em variados ciclos, algumas prontas para a colheita e outras ainda que necessitam de aplicação de defensivos

Foto: Divulgação

O excesso de chuva está prejudicando a safra do trigo nas lavouras de Soledade e região. Atualmente, o que mais preocupa os agricultores e empresas que recebem e armazenam os grãos é a previsão de bastante chuva para o período de colheita. Fernando Techio, engenheiro agrônomo da Cotrijal, lembrou que o cronograma de plantio foi realizado de forma correta.

“Durante a semeadura, o clima estava propício, o que atrapalhou os agricultores foi que depois do nascimento das plantas, faltou chuva e para aplicação da ureia, as lavouras precisam conter umidade. Dessa forma, a não aplicação no período propício, atrasou o desenvolvimento da planta”, afirmou Fernando.

Na região de Soledade, tem semeaduras em variados ciclos, algumas prontas para a colheita e outras ainda que necessitam de aplicação de defensivos. “Outro fator que atrapalhou os produtores foi o excesso de chuva, pois o período de aplicação dos defensivos, que é para o controle das pragas, não pode ser feito corretamente”, revelou o engenheiro agrônomo.

Apesar de as perspectivas não serem as melhores, Techio declarou que ainda é difícil ter uma análise conclusiva do percentual de perda das lavouras, tanto na produtividade como na qualidade.

Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal

Foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais