Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Emater de Soledade projeta safra de inverno com boas perspectivas para o produtor

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Boletins climáticos preveem que o frio deverá se prolongar até o mês de outubro

Os produtores rurais que tiveram prejuízos em suas lavouras com a cultura da soja, neste momento estão apostando na cultura do trigo, com a expectativa de recuperar parte do que foi perdido. Na região de abrangência da Emater de Soledade houve um grande aumento na área plantada.

Roger Terra de Moraes, engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater, disse que a expectativa é boa em relação à safra do trigo, pois após um período de muita umidade, o sol se fez presente e com isso trouxe grandes benefícios para a planta, que consegue realizar a fotossíntese, tão necessária para o desenvolvimento da mesma. “Neste momento o desenvolvimento do trigo nas lavouras é bom e os produtores estão contentes”, comentou.

A cultura do trigo sempre foi uma aposta para o produtor rural na região de Soledade, pois sempre houve uma incerteza quanto o que se irá colher, porém, novamente enfatizando, o agricultor pretende tirar o prejuízo que teve com a cultura da soja. Roger acredita que os preços que deverão ser pagos pela saca de trigo deve ser algo que nunca antes foi praticado no Rio Grande do Sul.

Em relação às mudanças bruscas na temperatura, o engenheiro agrônomo afirmou que isto nunca foi benéfico para nenhuma cultura, porém no estágio de desenvolvimento vegetativo a planta suporta bem a condição climática, já na fase de perfilhamento o frio traz benefícios.

Moraes informou que alguns boletins climáticos destacam que o frio deverá se estender até o mês de outubro em solo gaúcho e sem a condição de geada, o que é ótimo para o trigo, concluiu.

Ouça a entrevista com Roger Terra de Moraes, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais