Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Manejo de doenças na soja foi motivo de palestra da Coagrisol em Soledade

por Nayam Franco

Sojicultores ouviram dicas importantes para a cultura da soja

Público lotou o auditório do museu da pedra no Parque Rui Ortiz
Foto: Divulgação

A soja é a lavoura de maior representatividade e importância econômica para o Brasil atualmente.

Pensando nisso, e na importância que a cultura tem para a nossa região, a Coagrisol em parceria com a Bayer, realizou uma palestra sobre o "Manejo das Doenças na Soja".

O palestrante foi o Engenheiro Agrônomo, especialista em Microbiologia, Mestre em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Fitopatologia, com formação na Univesity of Florida (Universidade da Flórida), Carlos Alberto Forcelini.

Carlos ainda é professor na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária na UPF desde 1984.

Forcelini apresentou as principais doenças da soja nos últimos tempos em nossa região, destacando a ferrugem asiática que foi um problema para muitos sojicultores. 

A principal dica do palestrante, foi na escolha do fungicida. "Muitos fungicidas, em 2010, tinham 80% de proteção contra a ferrugem. Mas como o fungo vai criando resistência, esses produtos mais antigos podem não ter o mesmo efeito que um dia já tiveram. Temos exemplos de fungicidas que apresentavam máxima proteção, e hoje, não apresentam nem 20%", alertou Forcelini.

O palestrante ainda destacou que por este ano não ter muito sol e ser regado a chuvas e climas amenos, a ferrugem asiática não seja o principal problema.

"O problema, é que se não temos ferrugem que vem com o calor, podemos ter o oídio, que gosta de clima ameno", destacou.

Por essa variedade de fungos que atacam a soja, Forcelini apresentou maneiras de cuidar mais da planta comparando números de testes feitos nos últimos anos.

Ainda quanto ao cuidado, o palestrante foi criterioso ao falar que o sojicultor deve começar o cuidado com a sua plantação o quanto antes possível. 

A palestra lotou o auditório do Museu da Pedra no Parque de Exposições Rui Ortiz. Muitos agricultores tiveram suas dúvidas sanadas no fim da palestra, quando foi aberto ao público para fazer suas perguntas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais