Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Agricultura familiar: o crescimento do Brasil passa pelas mãos desses profissionais

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

De acordo com o censo agropecuário de 2017, a pesquisa mais recente do IBGE, a atividade familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas, ou seja, 67% do total estão na agropecuária

Foto: Divulgação

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida por grupos familiares em pequenas propriedades rurais. Tamanha sua importância, que existe uma data dedicada a ela. Normalmente, a semana da agricultura familiar se dá no mesmo período em que se comemora o dia do Colono e Motorista.  

“Essa semana foi criada como forma de valorização. Mostrar para a sociedade a importância da agricultura familiar e para os governos a importância do agricultor familiar da produção de alimentos e na geração de renda. Se queremos matar a fome, ela vai acontecer através da agricultura”, destacou Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG/RS.

De acordo com o censo agropecuário de 2017, a pesquisa mais recente do IBGE, a atividade familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas, ou seja, 67% do total estão na agropecuária. Isso significa que ela é responsável por 40% da renda da população economicamente remunerada no campo.

“Muitas vezes o consumidor vai até a prateleira do supermercado e compra algum item e não se dá conta do que tem por trás daquele produto. Às vezes, o produtor levantou às 4h da manhã para tirar o leite ou para cuidar do animal ou foi até o banco fazer um financiamento para botar a semente na terra”, pontuou Joel.

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, a agricultura familiar possui uma extensão de área com 80,9 milhões de hectares, equivalente a 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Esses dados reforçam a importância e a necessidade desses profissionais para a sociedade.

“A agricultura familiar movimenta o município e a região, porque a produção toda a produção é feita ali, ela compra dentro do município. Então essas peculiaridades fazem da agricultura familiar algo necessário na produção de alimentos e também para o desenvolvimento local”, finalizou o presidente da FETAG.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Divulgação/FENATA

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais