Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Plantio da canola está em finalização no Estado

por Mariana Teixeira
Foto: Divulgação

Com o plantio concluído na regional de Santa Rosa, 86% da área está na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, e 14% das lavouras já estão em florescimento, pois foram implantadas no cedo. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (24/06) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), as lavouras apresentam bom aspecto geral, com boa população de plantas devido à boa germinação e sanidade.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a cultura está totalmente implantada e apresenta excelente desenvolvimento inicial, emissão rápida de novas folhas e crescimento adequado. Nas de Santa Maria e Soledade, as lavouras encontram-se em germinação e início do desenvolvimento vegetativo. Na de Frederico Westphalen, em fase vegetativa.

E ainda conforme a estimativa da Safra de Inverno 2021 anunciada em coletiva de imprensa virtual, na manhã de quarta-feira (23/06), há um aumento expressivo na produção e produtividade da canola no Estado. A cultura cultivada em 40,1 mil ha, 15,73% a mais que no ano anterior, deverá ter uma produção de 52,6 mil toneladas, o que representa 55,7% a mais que na safra passada, refletindo no aumento de 34,5% na produtividade, que deve chegar a 1,3 ton/há, contra a menos de uma tonelada na safra passada.

A semeadura do trigo foi intensa entre 14 e 18 de junho na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí. A umidade do solo adequada à realização da operação, o período mais indicado para a realização da semeadura e a disponibilidade de semeadoras e tratores foram os fatores que contribuíram para o grande avanço. As lavouras semeadas nas semanas anteriores se encontram em germinação e emergência, com estabelecimento inicial muito bom. As precipitações ocorridas a noite de 18 e durante o dia 19 foram benéficas para a germinação das sementes, principalmente nos plantios realizados na semana, e não provocaram escorrimentos superficiais.

Finalizada a semeadura da aveia branca na região de Ijuí. As lavouras estão 25% em estádio de germinação e 75% em desenvolvimento vegetativo, com emergência uniforme e densidade adequada de plantas. Lavouras em estádio de afilhamento recebem adubação nitrogenada em cobertura e são beneficiadas pela regularidade das chuvas. Na de Frederico Westphalen, a cultura em desenvolvimento vegetativo e início da floração segue com bom desempenho. Na de Soledade, 90% das lavouras estão implantadas e apresentam desenvolvimento vegetativo normal e bom estande de plantas. As condições climáticas da semana favoreceram a semeadura. Na de Pelotas, segue a semeadura. As áreas já semeadas foram beneficiadas com as chuvas dos últimos períodos.

Na região de Ijuí, pequenas áreas de cevada nos municípios de Colorado, Tapera, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul foram semeadas por produtores que efetivaram contratos com cerealistas para produção de grãos destinados à maltaria. As lavouras encontram-se em estabelecimento inicial, entre os estádios de emergência e início do período vegetativo. Na de Erechim, a área implantada está estimada entre 50 e 60% superior à do trigo; cultivos em germinação e desenvolvimento vegetativo. As chuvas dos dois últimos finais de semana prejudicaram o andamento do plantio e causaram perdas por erosão.

 

Fonte: Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais