Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Novas tecnologias para o alimento do gado pode ser a solução da bacia leiteira em tempos de seca

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Forragens podem ficar guardadas por muitos anos para ser usada quando necessário

Julio Groth, técnico em agropecuária da Coagrisol
Foto: Rodolfo tatim/Tua Rádio Cristal

A seca prolongada que atingiu o estado do Rio Grande do Sul trará impactos na produção de leite na região.  A seca afetou especialmente a safra de milho e os produtores que dependem da cultura para a silagem colheram as folhagens sem o grão ou com péssima qualidade.

Para o técnico em agropecuária da Coagrisol, Júlio Groth, o ano de 2020 tem sido atípico, pois o clima foi totalmente adverso e trouxe sérias consequências para o produtor de leite, pois este tinha estoque de forrageiras para a alimentação do seu rebanho e, por ficar sem perspectivas na colheita, especialmente do milho, teve que zerar o seu estoque de silagem que seria usada posteriormente, quando necessário.

Outro dado importante citado por Groth é de que houve uma quebra de aproximadamente 30% na produção leiteira entregue pelos produtores vinculados à cooperativa, o que trará reflexos futuros. Diante destes problemas a área técnica da Coagrisol está orientando os seus associados a guardarem no mínimo uma safra de alimentos estocada, um ano de reservas para não ser pego de surpresa novamente. “Vamos produzir forrageiras de inverno como o azevém, a aveia e até mesmo o trigo, de maneira abundante, pois o nosso inverno é uma riqueza”, destacou.

A vinda das chuvas nos últimos dias trouxe um alento para a bacia leiteira os produtores em trinta dobraram a produção de leite.

“O produtor tem que estar atrás de tecnologias novas e implantar produtos diferenciados, hoje tem que ser muito eficiente em termos de propriedade, ser um administrador por excelência”, alertou Júlio Groth.

Ouça a entrevista com Júlio Groth, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais