Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Piracema: o que é permitido pescar nesse período

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

De 1° de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024, estará em vigor a restrição para a pesca em rios e barragens em função da piracema

Foto: Divulgação

De 1° de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024, estará em vigor a restrição para a pesca em rios e barragens em função da piracema, período em que ocorre a desova e a reprodução de peixes nativos. Nessa época, os peixes buscam lugares adequados para a disseminação da espécie.

Tenente Borges, coordenador de operações do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, PATRAM, sediado em Carazinho, orientou sobre o que é permitido fazer durante o período.

“Não pode ocorrer a pesca profissional, ou seja, quando o pescador trabalha com a rede. Já para aqueles pescadores amadores, que pescam por esporte, é permitido retirar da água com anzol e linha de mão, apenas 5 kg de peixe e mais um exemplar. Durante esse período, a PATRAM intensifica o patrulhamento pelas águas e afluentes, como forma de combater a pesca irregular”, afirmou o tenente.

Conforme tenente Borges, quem pescar com anzol um peixe com peso superior a 5 kg, a regulamentação é para que ele seja devolvido ao local de retirada. Para quem infringir a Lei Ambiental, a penalidade pode ser de 1 a 3 anos de prisão.

“Para os proprietários de terras com acesso aos rios, é importante que não permitam a entrada para realizar a pesca, pois durante a fiscalização, eles também poderão ser enquadrados, se os pescadores estiverem agindo de maneira irregular”, alertou o tenente.

Já em viveiros e pesque e pague, as normas são diferentes, pois os peixes são criados em cativeiros e, portanto, o empresário pode permitir fazer a pesca nestes açudes. Entretanto, locais como esses precisam de autorização do IBAMA para poder operar.

 

Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal

Foto: Divulgação/internet

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais