Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Safra recorde de grãos deve bater mais de 300 milhões de toneladas

por Nayam Franco

O resultado corresponderá a 38,8 milhões de toneladas a mais do que o desempenho de 2022

Foto: Paranacooperativo

safra agrícola de grãos deve bater recorde em 2023 e superar 302 milhões de toneladas. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso se confirme, o resultado corresponderá a 38,8 milhões de toneladas a mais do que o desempenho de 2022 (uma alta de 14,7%).

Na comparação com o levantamento de dezembro, o avanço na estimativa para a safra deste ano é de 1,9% (5,7 milhões de toneladas a mais). Ainda segundo o IBGE, os produtores brasileiros devem semear 75,8 milhões de hectares na safra de 2023 – um aumento de 3,5% na comparação com o ano passado (ou 2,6 milhões de hectares).

Destaque para o café

Em relação à produção brasileira de café, o levantamento do IBGE projeta 55,3 milhões de sacas de 60kg, o que significaria um crescimento de 5,7% na comparação anual.A produção de café arábica deve ser de 38,6 milhões de sacas (alta de 13,7% em relação a 2022), enquanto a safra de café canéfora (robusta e conilon) foi estimada em 16,8 milhões de sacas (queda de 8,9%). A estimativa do IBGE para a safra de café é superior à projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 54,9 milhões de sacas.

Artigo do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – agricultor e engenheiro agrônomo ( publicado em 12/03)

A colheita da safra brasileira de grãos está acontecendo. Em todos os Estados produtores, milhares de colhedeiras são acionadas assim que o sol desponta no horizonte, seus operadores substituindo em novo turno quem trabalhou à noite enquanto o orvalho não umedeceu as vagens e as espigas. Os roncos dos motores de máquinas de várias marcas e tamanhos enchem de entusiasmo e orgulho os produtores rurais que plantaram a maior safra de grãos de todos os tempos no País.

Uma curiosidade: a primeira vez que o Brasil colheu 100 milhões de toneladas de grãos foi em 2001. Isto quer dizer que demoramos 500 anos para chegar a este número. Muito trabalho e muita luta permitiram dobrar este volume 14 anos depois: em 2015, colhemos 200 milhões! E agora, apenas 8 anos passados, mais 100 milhões de toneladas, e pela primeira vez superaremos os 300 milhões.

E 100 milhões é apenas o aumento da produção em 8 anos. Que outro país do mundo conseguiria essa façanha, sem nenhuma estratégia estabelecida, sem plano de metas, mas apenas com a vontade inquebrantável dos agricultores, as tecnologias geradas e algumas políticas públicas, como o crédito rural?

De 1990 até este ano, a área plantada com grãos dobrou (cresceu 103%), enquanto a produção poderá aumentar 430%. Se estes números impressionam, há outros mais fantásticos: hoje são cultivados no Brasil cerca de 77 milhões de hectares com grãos, considerando que em grande parte do território são semeados grãos duas vezes por ano, e até três, onde há irrigação. Pois bem: se tivéssemos hoje a produtividade por área de 1990, seria preciso plantar mais 126 milhões de hectares para colher a safra de 2023.

Segundo o Ibre/FGV, o PIB da agropecuária deve crescer 8% este ano, e o PIB total do País deverá aumentar algo em torno de 1%. E tem mais: em 2000, o agronegócio brasileiro exportou US$ 20 bilhões. No ano passado foram US$ 159 bilhões, para cerca de 200 países! Praticamente 8 vezes mais!

Com essa safra, o Brasil ajudará a reduzir a inflação de alimentos no mundo, que explodiu com a pandemia.

E os produtores, como ficam? Os custos de produção dessa safra aumentaram muito, em torno de 35%, dependendo da cultura semeada. E, segundo o FMI, os preços das commodities poderão ter uma redução média de 4,5%. Isso poderá trazer descasamento de renda rural.

Por outro lado, milhões de brasileiros passam fome, por falta de renda. Temas que irão visitar os escritórios de Brasília durante o ano inteiro.

Fonte: Metrópoles e Estadão 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais