Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Falta de chuva não deverá afetar maioria das lavouras de trigo na região de Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Já as lavouras de verão correm sérios riscos em razão da previsão do La Niña

Roger Terra de Moraes, Engenheiro Agrônomo da Emater
Foto: Tua Rádio Cristal

Apesar de fazer aproximadamente trinta dias sem que haja a precipitação de chuvas, as lavouras de trigo, no município de Soledade, não deverão apresentar perdas significativas, conforme informação passada pelo engenheiro agrônomo da Emater, Roger Terra de Moraes.

“De maneira geral o trigo está entrando em fase de maturação. Essa falta de chuva poderá até ser prejudicial para aquelas lavouras que foram plantadas mais tarde, onde elas ainda estão no estágio de enchimento de grãos, mas não é a realidade da maioria das lavouras, pois a chuva elevada, neste momento, seria mais prejudicial do que a falta de chuva”, informou o engenheiro agrônomo.

Conforme Roger, as atuais condições favorecem para que a produtividade das lavouras de trigo sejam boas, produzindo grãos de melhor qualidade e com um PH alto, não trazendo prejuízos para a maioria das lavouras.

Sobre as culturas de verão, especialmente soja, milho e feijão, Roger disse ser um momento de muita apreensão, de muita preocupação, pois as previsões climáticas não são as melhores, pois existe, conforme um estudo publicado pelo NOA, uma instituição meteorológica reconhecida no mundo inteiro, existe 85% de chance que haja o La Niña agora na primavera e 75% também no verão.

“É uma situação que preocupa, pois, o produtor já vem de uma safra onde este evento já ocorreu e trouxe bastante perdas, infelizmente é uma realidade e o produtor não tem muito o que fazer neste momento. Resta a nós esperar que estas previsões não se concretizem”, enfatizou Roger.

Ouça a entrevista com Roger Terra de Moraes, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais