Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Chuvas e umidade excessiva preocupa produtores de Soledade e região

por Larissa Silva de Oliveira

O problema maior é o grande volume de chuva em curto espaço de tempo

Roger Terra de Morais, engenheiro agrônomo do escritório Emater de Soledade
Foto: Divulgação

Após período de estiagem, o clima causa preocupação para agricultores de Soledade e região. De acordo com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul, o excesso de chuvas dos últimos meses vem atrapalhando o plantio do trigo e das demais culturas.

“Nesse período chuvoso de outono e início de inverno deveríamos comemorar porque sofremos muito com a estiagem dos últimos anos, essa chuva vem para estabilizar o nível manancial. Embora tenhamos até o final de julho para o plantio de inverno, as chuvas causam grandes preocupações aos produtores em relação com a produção,” esclarece o engenheiro agrônomo da Emater Escritório de Soledade, Roger Terra de Morais.

Conforme Roger perante a umidade e tempo nublado o plantio de inverno deverá ser iniciado apenas no próximo mês, em julho. Pode acontecer que cultivarias de ciclo mais longo, atrasem o plantio da soja no verão, mas também poderá diminuir muito o risco de perda por geada, e o florescimento do trigo. Esta situação adversa, futuramente pode trazer bons resultados para as safras.

Sem a presença do sol, produtores que já colocaram a semente no solo podem obter prejuízo no desenvolvimento do produto.

 “Dados analísticos apontam que o inverno siga dentro da normalidade a expectativa é que esta safra de inverno seja bem sucedida”, finaliza Morais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais