Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Programa de Sementes Forrageiras reabre prazo para inscrições até 28 de fevereiro

por Nayam Franco

A iniciativa faz parte do Programa Supera Estiagem, anunciado pelo governo do Estado para mitigar e superar a seca no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa de Sementes Forrageiras foram reabertas até a próxima terça-feira (28/2). O novo prazo foi divulgado ontem (22/2) pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da publicação de edital extra.

A iniciativa faz parte do Programa Supera Estiagem, anunciado pelo governo do Estado para mitigar e superar a seca no Rio Grande do Sul. O objetivo é fomentar a aquisição de sementes forrageiras, a serem utilizadas na formação de pastagens de inverno e verão destinadas à alimentação dos rebanhos de leite e corte nos estabelecimentos da agricultura familiar. O programa é operacionalizado por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper), com benefício de juro zero e desconto de 30% a título de bônus adimplência sobre o valor do contrato no momento do pagamento, em fevereiro de 2024.

O cultivo de pastagens no período de outono/inverno é uma das ações mais eficazes para o retorno da estabilidade no fornecimento de alimentações aos animais. Muitas vezes, durante o período de falta de chuvas, o produtor precisa utilizar quantidades maiores de ração, silagem e feno, que possuem um custo elevado para a propriedade.

O calendário da edição 2022/2023 do Programa de Sementes Forrageiras teve início em novembro de 2022. Ao todo, 84 entidades (sindicatos, cooperativas e associações) manifestaram interesse, demandando o valor de R$ 6,3 milhões para o atendimento de mais de 11 mil produtores. Para essas entidades, o programa já está em andamento, na fase de elaboração dos projetos técnicos e documentação das entidades para a contratação dos financiamentos.

Nos projetos, estão contempladas as aquisições de sementes como azevém, aveia preta, aveia branca, trigo duplo propósito, ervilhaca e capim sudão, entre outras. Essas sementes são utilizadas nos cultivos destinados, em sua grande maioria, para o rebanho leiteiro dos produtores.

As entidades interessadas em participar devem se manifestar junto à SDR por meio de ofício com sua identificação e a definição do valor e do número de produtores que deseja atender com o programa (veja abaixo o modelo para manifestação de interesse). O documento assinado pela entidade deve ser encaminhando até o dia 28 de fevereiro para o e-mail [email protected]

Com informações: Fernando Kopper

Fonte: Governo do estado do Rio Grande do Sul

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais