Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Lançada oficialmente a colheita da soja 2019, em Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Tradicional festa de abertura teve a comunidade de Santa Terezinha como sede

A tradicional festa de abertura da colheita da soja, 2019 reuniu diversas lideranças e agricultores neste sábado, 23/02, na localidade de Santa Terezinha, interior de Soledade. Inicialmente os presentes foram recepcionados na propriedade do produtor Joclério Perin. Logo após a concentração, ocorreu no pavilhão da localidade, onde houve a bênção por meio do frei Alcides Cantidio Soares culminando com o tradicional almoço regado de churrasco e saladas diversas.

Carlos Rogério Matuella Diretor Executivo da Sicredi Botucaraí enfatiza que esta é mais uma oportunidade de se demonstrar a força que o agronegócio possui e comemorar as conquistas, além da expectativa de uma ótima safra. Matuella ainda comenta sobre a cooperativa sempre estar presente como parceira do produtor e seu associado.

“Tivemos um 2018 maravilhoso, foram mais de R$190 milhões liberados em financiamento de custeio, mais de R$170 milhões finaciados em equipamentos agrícolas e agora referente ao Plano Safra temos uma previsão que possamos ter uma carência de recursos a fim de atender toda a demanda”.

A então prefeita Marilda Borges Corbelini, ressalta o trabalho que vem sendo desempenhado para com a recuperação das estradas do interior. “As duas máquinas que se encontravam no conserto, já foram arrumadas e ainda conseguimos terceirizar mais uma. Além disso, não estamos fazendo turno único e mesmo assim estamos com dificuldades, porém, as secretarias de Obras e Agricultura estão trabalhando incessantemente para que possamos atender a demanda”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, Alessandro Gasparin destaca esta tradicional festa. “Parabenizamos todos os envolvidos na organização deste evento, sabemos que estamos apenas no início desta colheita, mas a expectativa é positiva até a conclusão”.

O presidente da Coagrisol José Luiz Leite dos Santos salienta que o momento é de se sentir em casa. “Temos dois sócios fundadores vivos que residem aqui na comunidade de Santa Terezinha. Armando Perin e Santos Bordignon. É muito bom estarmos aqui confraternizando. Apesar de não apresentarmos uma safra como no ano passado, pois já temos perdas em algumas regiões que a Cooperativa atinge, porém aguardamos que Deus possa nos abençoar nos dando daqui pra frente um clima favorável”.

Por último, Rosane Rigo Perin, esposa de Joclério Perin, donos da propriedade sede da festa da colheita este ano fala da honra e satisfação em receber o evento. “É uma expectativa muito grande para com esta colheita e creio que estes eventos são primordiais para que a agricultura se fortaleça cada vez mais, sendo que o desafio do produtor é este produzir cada vez mais”.

A Regional da Emater também esteve presente através do seu técnico agrícola Josemar Parise que destacou um tema importante durante a programação, “Compactação do solo” e enfatizou que em Soledade e região se trabalha com um volume aproximado de 50 sacas de soja por hectar, sendo que alguns produtores poderão atingir um patamar um pouco maior.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais