Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cerimônia na Famurs entrega primeiros selos de queijo artesanal no RS

por Mariana Teixeira

A certificação nacional de produtores de queijo artesanal, 100% original, foi concedida pela primeira vez no Brasil para cinco produtores gaúchos, concomitante com empreendedores de Minas Gerais

Foto: Divulgação

Sabemos que o queijo de minas é o mais premiado e reconhecido do país, mas os gaúchos também estão buscando o seu espaço e reconhecimento pelas melhores práticas artesanais dos seus produtos. Tanto é verdade que as primeiras certificações do Selo Queijo Artesanal do país, foram entregues de forma pioneira, em evento concomitante no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, na sede da Famurs, nesta quinta-feira, 19/01, reunindo laticínios, queijarias e autoridades do setor agroprodutivo.  

No total, cinco municípios receberam o certificado que assegura que os produtos foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentam características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regional ou cultural. Foram contemplados: Nova Roma do Sul (Laticínios Pipo), Bento Gonçalves (Queijaria Valbrenta), Farroupilha (Queijaria Somacal), Fagundes Varela (Agroindústria Laticínios Vivan e Vó Elena) e Vila Flores (Luchesi).

O Selo Queijo Artesanal foi regulamentado em junho de 2022 pelo Decreto Nº 11.099 do governo federal, que regulamentou o art. 10-A da Lei no 1.283, de 1950, que instituiu o Selo Arte, e a Lei nº 13.860, de 2019, que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais.

A Portaria do MAPA n° 531, de 16 de dezembro de 2022 estabeleceu os requisitos para concessão dos selos ARTE e Queijo Artesanal pelos órgãos de agricultura e pecuária federal, estaduais, municipais e distrital; definiu os padrões de numeração de logotipos dos selos de identificação artesanal e instituiu o Manual de Auditoria do processo de concessão de selos de identificação artesanal.

Conforme o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a entrega dos primeiros selos representa um momento importantíssimo do municipalismo. “Esse ato reforça a importância do queijo artesanal e o trabalho das agroindústria nos municípios, muito importante para as economias locais. Nós prefeitos trabalhamos para ter um serviço de inspeção de qualidade que possa atender as demandas, especialmente a partir de agora, que a certificação habilita a comercialização sem fronteiras. É um avanço de uma luta de tantos anos, que vai gerar desenvolvimento”, avaliou.

A superintendente federal da Agricultura, Helena Pan Rugeri, comentou a alegria do momento para o Ministério da Agricultura. “Foi um trabalho conjunto que traz uma responsabilidade muito grande dos municípios de oferecer um serviço municipal de inspeção fortalecido. No selo, vai o nome dos municípios para representar o Brasil no mercado exterior”, comentou. 

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) considera que a aprovação da legislação que ampara a certificação do selo representa uma grande grande vitória da agricultura brasileira. “É a lei mais municipalista da história da agricultura familiar brasileira, pois tira a atribuição que ao longo do tempo era só do governo federal e estadual e dá aos municípios, que é onde a vida acontece”, destacou. 

O deputado federal gaúcho Alceu Moreira também atuou para aprovação da lei que iniciou a tramitação em 2015. “É uma vitória da tradição alimentar, existe uma identidade do queijo, cada região tem um sabor e jeito de fazer específico. A regulamentação transformou o queijo brasileiro um produto que pode ser comercializado em todo o Brasil e fora dele”, comemorou.

PRODUTORES CERTIFICADOS - De Farroupilha, a Queijaria Somacal foi uma das contempladas. “Receber um dos primeiros selos de queijo artesanal do Brasil entregue aqui na Famurs é um reconhecimento de 15 anos de trabalho e com essa benção temos mais mercado para trabalhar”, comemorou Marcelo Somacal.

A Laticínios Pipo, de Nova Roma do Sul, também está entre os primeiros produtores do país a ostentar o selo. “Estamos muito contentes de estar sendo reconhecidos e receber esse selo que permite a venda de produtos para o Brasil inteiro, a gente está abrindo novos mercados, uma grande importância para o nosso trabalho”, relatou Natal Comin.

Na Vila Flores, a Agroindústria Familiar Luchesi também passa a ser reconhecida. “É muito importante esse selo que recebemos na Famurs para agregar valor ao nosso queijo, que se diferencia tanto pelo sabor e odor, mantendo as características do queijo que a minha vó fazia”, citou Delmar Luchesi.

Em Bento Gonçalves, localiza-se a pequena Queijaria Valbrenta. O nome remete ao vale   italiano do rio Brenta, de onde os produtores buscaram inspiração para resgatar receitas transmitidas pelas nonas, das famílias que se estabeleceram no Vale dos Vinhedos. “Há mais de 20 anos produzimos queijos artesanais. O selo nos traz confiança de sabermos que estamos no caminho certo de produzir queijos artesanais autorais de qualidade”, celebrou Libania Guerra.

A Agroindústria Laticínios Vivan de Fagundes Varela, da marca Vó Helena, também foi contemplada. "A nossa agroindústria foi privilegiada por receber o selo, que vai permitir vender fora do estado e abrir novas portas para nosso queijo artesanal que a gente faz com muito carinho”, contou Alexandra Vivian. 

O evento foi conduzido pelo coordenador da Área Técnica da Agricultura da Famurs, Mario Nascimento. Também participaram da cerimônia: a superintendente federal da Agricultura, Helena Pan Rugeri; o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; o presidente da Emater, Christian Wyse de Lemos; presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; Rodrigo Rizzo, representando o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Representante da Fetag, Alexandre Scheel; do Sindilat, Darlan Palharini; Humberto Brustolin, presidente da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Latícinios  (APIL-RS), Ernesto Krug, da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL); os deputados estaduais Elton Weber e Edivilson Brum, e de forma virtual os deputados federais Alceu Moreira e Zé Silva (MG).

Conheça os municípios certificados pelo SELO QUEIJO ARTESANAL:

 

  • Nova Roma do Sul – Laticínios Pipo
  • Bento Gonçalves – Queijaria Valbrenta
  • Farroupilha – Queijaria Somacal
  • Fagundes Varela – Agroindústria Laticinios Vivan
  • Vila Flores- Luchesi

 

Texto: Janis Morais

Fotos: Gustavo Fernandes e Janis Morais

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais