Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Estimativa é de que safra de trigo em Soledade seja de 10 mil hecatares em 2022

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Expetativa é do escritório da Emater

Foto: Emater/Divulgação

A estimativa é de que em Soledade o plantio do trigo tenha atingido 10 mil hectares. A expectativa é do escritório da Emater de Soledade. Conforme o engenheiro agrônomo, Roger Terra de Moraes, no momento a safra está sendo finalizada com a fase de emborrachamento e de emissão das espiguetas.

“De uma forma geral,  o trigo se estabeleceu bem, estamos com bom potencial para safra. Se não houver mais chuvas, teremos safra de boa qualidade. Esperamos que o produtor consiga fazer toda a colheita com o tempo seco”, cita Moraes.

Ele lembra que, neste ano, o plantio do trigo foi tardio em função das chuvas do mês de maio e junho. O atraso foi de 30 dias. No entanto, não prejudicou, pois em anos anteriores quando houve o plantio no período inicial ocorreram as geadas que prejudicaram. Neste ano, houve também o fenômeno tardio que não trouxe prejuízos para a safra.

GIBERELA

Mesmo que as expectativas sejam positivas para a safra, Moraes chama atenção aos cuidados com a doença giberela que afeta o trigo. Ele orienta para que o produtor faça aplicações preventivas de produtos para o controle da praga e evitar o fungo.

“O momento é para a doença desenvolver, por isso o cuidado. A cultura, condições ambientais como a alta umidade e temperaturas amenas favorecem a doença. A partir do florescimento, o perigo é  maior para causar danos.”

Confira a entrevista completa no áudio anexo com a reportagem.

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Foto: Emater/Divulgação 

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais