Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Cobrança do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural vai até 17 de agosto

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Guia pode ser retirada no Sindicato Rural de Soledade

Foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio C

Desde o dia 18 de julho, ocorre a cobrança do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. A guia é fornecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o secretário executivo do Sindicato Rural de Soledade, Zaluar Pedro, esse ano o prazo foi antecipado e se estende até 17 de agosto.

Como os produtores não recebem a guia por correio, precisam ir até o Sindicato que vai emitir a guia pela internet. O horário de atendimento é das 8h até as 12h e das 13h30min até as 18h. “Esse certificado constitui uma prova de cadastro de imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou para homologação de partilha amigável ou judicial. O documento também é utilizado para transações imobiliárias e financiamentos”, diz Pedro.

Para obter a CCIR, é necessário fazer o cadastro no Incra em um primeiro momento. Após, pode ser efetuado o ITR. É importante também manter o cadastro atualizado em caso de alguma mudança, além do pagamento anual. O valor varia de acordo com o tamanho do imóvel e quantidade de bens na área rural.

Confira a matéria completa e outros assuntos como as atividades do Sindicato no áudio anexo com a reportagem.

Texto e foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais