Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Espaço temático da Emater/RS-Ascar na Expodireto enfoca culturas de grãos e Pró-Milho/RS

por Marlusa Oliveira

A Emater/RS-Ascar estará presente na Expodireto Cotrijal 2022, que acontece de 07 a 11 de março, em Não-Me-Toque

Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, será realizada de 07 a 11 de março, em Não-Me-Toque. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é parceira do evento e a cada ano traz novidades para a feira em seu espaço de 12.500 m2, em 16 parcelas temáticas.

Um dos espaços temáticos que já é tradição na Expodireto é a parcela sobre as culturas de grãos, que este ano enfocará duas culturas importantes, o milho e a soja.

Na cultura do milho, o trabalho envolve o programa Pró-Milho/RS, da Seapdr, que tem como objetivo incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no RS.

A irrigação é um dos fatores essenciais, fomentados pelo programa, para alavancar a produtividade da cultura, por essa razão, na parcela temática, a área foi dividida em duas partes, uma com irrigação e outra sem, para mostrar aos visitantes a diferença do uso do sistema no resultado da cultura.

“É evidente a diferença do potencial produtivo, tanto de fitomassa para produção de silagem, como também de grãos. E essa diferença de produtividade, em um ano como esse em que a estiagem tem provocado grandes perdas na cultura, ela é muito significativa. A nossa estimativa é que, na área irrigada conduzida na parcela, tenhamos um potencial produtivo de mais de 12 toneladas de grão por hectares, o que hoje representa para o produtor uma receita bruta próxima a R$ 20 mil”, avaliou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar e responsável pela parcela temática, Luciano Schwerz.

Associado com outras tecnologias, que também são incentivas no Pró-Milho/RS, a secagem e armazenagem de grãos, modelo de silo desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, é um sistema em que o produtor consegue agregar valor à produção, permite a reservação do grão na propriedade e também conseguir melhores valores na comercialização, pois o milho mantém-se com alta qualidade, uma vez que é seco por meio de ar natural, o que garante as propriedades e qualidade do grão.

“Além dessas estratégias de alta produtividade, que permitem agregar valor através do uso da irrigação e da secagem e armazenagem do grão, a cultura do milho apresenta um potencial muito grande para melhoria da estrutura do solo, tendo em vista o seu sistema radicular bem desenvolvido, bem estruturado, e que proporciona a rotação de culturas. Isso, é claro, dentro de estratégias de manejo que vão construindo um perfil de solo com melhor condições de fertilidade, de estrutura física e biológica”, acrescentou Schwerz.

O uso da irrigação tem se mostrado muito viável dentro das condições observadas na área da Emater/RS-Ascar na Expodireto. Durante a feira, serão apresentadas as diferentes alternativas de sistemas de irrigação, desde aspersão convencional, aspersão autopropelida com carretel e até opções como pivô central.

“Dentro dessas opções, cada uma tem um nível de adaptação para as propriedades, para as diferentes condições de relevo, para as diferentes realidades de campo que nós temos e que a Extensão Rural acompanha. E para todas as propriedades que tenham disponibilidade de água, que tenham a possibilidade de irrigação, o produtor vai poder conhecer qual sistema melhor se adapta à sua realidade”, comentou o extensionista rural.

Segundo ele, para se obter um elevado potencial produtivo no milho, além da irrigação, é essencial a seleção de um bom híbrido, um preparo do solo e manejo da fertilidade adequados. “Para esta parcela nós realizamos a adubação tanto de base como de cobertura, e estamos com uma expectativa de rendimento acima de 12 toneladas de grãos por hectare”, finalizou Schwerz. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais