Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Município de Fontoura Xavier enfrenta situação caótica com relação à estiagem

Baixar Áudio por Mariana Teixeira

No ano passado, a barragem da Corsan ficou completamente seca. Segundo Luiz, em 2023 a situação continua a mesma

Foto: Divulgação

Desde o final de 2022 a estiagem castiga o Rio Grande do Sul. Diversos municípios já decretaram situação de emergência além de contabilizar perdas imensuráveis na agricultura. O prefeito de Fontoura Xavier, Luiz Armando Taffarel, afirma que a situação do município é caótica.

“Temos dois caminhões, um caminhão pipa e outro com capacidade para 10 mil litros, que fazem a distribuição de água para os agricultores, inclusive para matar a sede dos animais. Era preciso que desse uma chuva mais expressiva para mexer com as vertentes”, disse o prefeito.

No ano passado, a barragem da Corsan ficou completamente seca. Segundo Luiz, em 2023 a situação continua a mesma. “Com essa estiagem, a barragem já secou faz tempo. Estamos puxando água de Soledade para poder abastecer o nosso município. Mas não sei até quando isso será possível”, enfatizou.

Com relação à agricultura, os prejuízos são imensos, tanto na lavoura quanto na produção leiteira. “Ainda não fizemos a contabilidade, mas creio que perderemos em torno de 50% da nossa safra. Os aviários também sofrem com a falta de água”, concluiu Luiz Armando.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: divulgação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais