Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

SAFRA DE INVERNO: NÚMEROS HISTÓRICOS EM TODAS AS CULTURAS

por Mariana Teixeira

Os produtores da Cotrijal encerraram a safra de inverno comemorando números recordes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os produtores da Cotrijal encerraram a safra de inverno comemorando números recordes. A maioria conseguiu seu melhor resultado em termos de produtividade e qualidade - com exceção de locais onde geada e granizo afetaram as lavouras. No trigo, a média na região de atuação da cooperativa ficou em 68,1 sacos/hectare.

 

A família Bevilaqua, de Lagoa Bonita, Pontão, comemora o bom desempenho na safra de inverno. Arlei e o filho Fábio plantaram 230 hectares de trigo e 75 hectares de cevada. No trigo, fecharam com média geral de 70 sacos por hectare, com uma área de Audaz rendendo 85 sacos/ha. Na cevada, foram 72 sacos por hectare. “Considerando o investimento feito, foi a melhor safra de inverno da propriedade”, informa Fábio.

Eles trabalham com a Cotrijal desde que a cooperativa chegou em Passo Fundo, em 2005, e investem nas culturas de inverno todos os anos, por entender que otimizam os custos de produção da propriedade e geram oportunidade de renda. Para a próxima safra, o tamanho da área ainda será definido, mas os fertilizantes já foram adquiridos.

Na região de atuação da Cotrijal, as culturas de inverno ocuparam 25,9% da área total de plantio. Em 2021, haviam sido plantados pouco mais de 89 mil hectares. Em 2022, foram 134 mil hectares. Em relação a área média histórica, registrou-se aumento de 24,5%.

O superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, destaca que apesar do crescimento há oportunidades para aumentar mais a área. “Do ponto de vista da sustentabilidade da produção, o índice ainda está baixo. As culturas de inverno precisam ser visualizadas como uma importante oportunidade de renda e também para preparar melhor o ambiente para o verão”, justifica, ressaltando que a área de inverno no Estado é ainda menor, somente 10%.

Produtividade maior que a gaúcha

Os produtores da Cotrijal seguem produzindo mais trigo do que a média gaúcha. Na safra 2022, foram 13 sacos a mais em relação a última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Estado. Na Cotrijal, a média fechou em 68,1 sacos por hectare, enquanto a estimativa para o Rio Grande do Sul era de 55,3 sacos/ha.

Apesar do bom resultado, em relação a 2021 foram apenas 3 sacos a mais, quando a média da Cotrijal fechou em 65,6 sacos/ha. O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda, destaca que alguns produtores, por conta dos altos custos de produção, reduziram os investimentos neste ano e consequentemente tiveram produtividade menor em relação aos demais. A diferença registrada, em alguns casos, é de 20 até 30 sacos a menos.


Área de inverno na Cotrijal
2021:
 89.093 hectares (20,8% do total da área de plantio)
2022: 134.467 hectares (25,9% do total da área de plantio)


Média de produtividade dos produtores da Cotrijal
Canola:
 39,3 sc/ha
Cevada: 69,2 sc/ha
Triticale: 61,1 sc/ha
Trigo: 68,1 sc/ha


Recorde também em Passo Fundo

Nelson Tondo e os filhos Bruno e Fernando também estão satisfeitos com o resultado do trigo, que ocupou 110 hectares, em Bela Vista, Passo Fundo, e rendeu 75 sacos/ha.

O clima favoreceu, mas a adequada preparação da área para receber a cultura, a adubação e os manejos fitossanitários, com orientação do Departamento Técnico da Cotrijal, também foram fundamentais, segundo Fernando.

Uma parte da área já havia recebido trigo na safra anterior e foi a que puxou as médias para baixo. “Não é o ideal e vimos na prática que o restante rendeu mais, mas, ainda assim, neste ano o resultado surpreendeu”, comemora. “O trigo é importante, porque precisamos ter rotação de culturas no inverno, plantamos todos os anos”.
 

Mesmo com custo elevado, boa renda no inverno

Apesar dos custos mais elevados em relação ao ano anterior - 65% a mais, considerando sementes, fertilizantes e defensivos -, os produtores que confiaram no trabalho da Cotrijal e da assistência técnica e fizeram bom investimento em tecnologia alcançaram excelentes resultados. Nesta safra, a cooperativa recebeu 50% a mais de trigo em relação a 2021, fruto da ampliação da área plantada e também das produtividades elevadas.

Principalmente no início da safra, houve boas oportunidades de mercado, conforme foi alertado no dia de campo, mas o produtor, escaldado por outros momentos em que fez a venda e depois o preço subiu, especialmente no caso da soja, ou mesmo com receio sobre o resultado da safra, acabou não aproveitando.

“Os preços caíram e com a janela de exportação próximo de fechar, não se vislumbra oportunidades de voltarem a subir aos níveis anteriores, mas, ainda assim, oferecem boas oportunidades de renda aos produtores”, afirma o superintendente Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch.

Desafios agronômicos da safra

O coordenador técnico do Departamento Técnico da Cotrijal, Alexandre Nowicki, destaca os principais desafios agronômicos da última safra.

- Semeadura: houve atraso, devido ao excesso de umidade, mas, mesmo assim, o processo foi conduzido da forma adequada.

- Plantas daninhas: foi o maior desafio. Os manejos pré-semeadura foram os mais difíceis, devido ao excesso de chuvas. O azevém continua sendo o maior problema. A orientação é trabalhar o manejo das plantas daninhas o ano todo, dentro do sistema de produção. Os produtores que seguiram a orientação técnica, utilizando diferentes ferramentas, não apenas os químicos, tiveram sucesso.

- Doenças: a severidade foi baixa. Houve presença de oídio no início, principalmente em cultivares que são mais sensíveis, mas nesses casos o Departamento Técnico já havia montado estratégia de controle com os produtores. Foram registradas também algumas situações de mal do pé e casos isolados de ferrugem. A baixa umidade evitou o aparecimento da giberela.

- Pragas: percevejo e trips apareceram em algumas lavouras. No caso de trips, fica o alerta de que a praga já não é mais problema apenas na soja, mas vai migrando de uma cultura para outra durante o ano.

Vantagens competitivas do trigo nos últimos anos

- Pesquisa oficial e privada evoluiu, elevando a qualidade de acordo com o que a indústria demanda
- As cultivares hoje têm elevado potencial produtivo
- As práticas de manejo evoluíram muito

Para 2023

Para 2023, muitos produtores já estão com a área definida ou, pelo menos, compraram parte dos insumos. A cooperativa gerou boas oportunidades para travar parte do custo de produção da próxima safra, especialmente com sementes, durante o dia de campo de inverno do ano passado.

A orientação do Departamento Técnico aos que pretendem investir no trigo ou em outras culturas de inverno é planejar com antecedência, fazer a melhor lavoura dentro da viabilidade da sua propriedade e ficar de olho nas oportunidades de mercado.

“Esta última safra nos mostrou as boas oportunidades que temos com o inverno, mas precisamos plantar bem para colher bem, e sempre com a lavoura coberta pelo seguro para, caso o clima não seja favorável, pelo menos termos a garantia de cobertura dos custos de produção”, finaliza o superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais