Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Plantio da soja já tem início nas lavouras de Soledade

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

A safra 2023 está bem no início, mas já tem produtores em Soledade com as máquinas nas lavouras

Foto: Divulgação

Os agricultores já estão se programando para o plantio da soja, que normalmente acontece no início de outubro. Alguns cuidados são de extrema importância, como o controle de pragas e doenças. A safra 2023 está bem no início, mas já tem produtores em Soledade com as máquinas nas lavouras.

“A situação é completamente diferente da safra passada. Nesse ano estamos com excesso de chuva. Para isso, é preciso um cuidado muito grande, especialmente por causa da grande umidade do solo, que tem influência direta na hora de implantar a cultura”, revelou o engenheiro agrônomo Givago Borguetti.

Segundo Givago, é preciso que o agricultor tenha atenção com a profundidade da semente e na velocidade do plantio. “É importante que a semeadura seja feita de forma mais rasa e que a distribuição das sementes seja mais uniforme, para que as plantas não fiquem muito juntas e não haja falhas na lavoura”, explicou.

Outra dica indispensável que o engenheiro agrônomo dá aos produtores é com relação ao tratamento das sementes. “Esse processo é fundamental. O agricultor precisa utilizar fungicidas, inseticidas e inoculantes, que é um insumo biológico, para ajudar no controle de doenças e pragas”, pontuou Givago.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais