Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Conservar o solo garante sustentabilidade ambiental e produção de alimentos

Redação Palácio Piratini

Dia Nacional da Conservação dos Solos é celebrado nesta quarta-feira e ganha força em 2015

Foto: Divulgação/Emater

O Dia Nacional da Conservação dos Solos será celebrado nesta quarta-feira (15) e soma-se ao Ano Internacional de Conservação do Solo, instituído pela ONU, para provocar a reflexão sobre o uso e as formas de manejo, fundamentais para garantir a produção de alimentos. No Rio Grande do Sul, para marcar a data e o ano, várias instituições, entre elas a Emater/RS-Ascar, estão construindo uma proposta de programa estadual, com a retomada ações de operação.

Para o novo programa estadual de conservação dos solos, que está sendo construído em parceria entre Emater/RS-Ascar, Embrapa, Secretarias de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e da Agricultura e Pecuária e Fepagro, várias propostas para o Estado estão em elaboração. "A Emater tem um papel muito importante nessa estratégia, pela capilaridade e atuação junto a mais de 220 mil famílias de agricultores", destaca Lino Moura, ao citar as técnicas de manejo, a cobertura do solo, a rotação de culturas, a retomada da construção de terraços e a conservação da água nas lavouras, que garantem boas condições de estruturação e recompõem a boa fertilidade do solo, diminuindo os problemas de estiagem.

Pesquisas recentes em erosão, durante cinco anos, avaliaram perdas de solos sob mata nativa e eucalipto e sob chuva natural. Também taxas de erosão foram avaliadas no plantio direto com trigo/soja, durante quatro anos. "A partir disso, podemos concluir que o uso do solo é sustentável quando for utilizado sob mata nativa, reflorestamento ou num outro sistema de manejo com plantio direto, nos quais as taxas de perdas por erosão fiquem próximas às taxas de formação do solo", avalia o assistente técnico estadual em Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Edemar Valdir Streck.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais