Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

As delícias da tradição familiar expostas na praça em Soledade

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Uma das principais expositoras é Jair Paludo, que comercializa suas mercadorias desde que a feira começou no município

Foto: Divulgação

Toda a quarta-feira é realizada a Feira na Praça, em frente ao Largo da Matriz, no centro de Soledade. Neste espaço, a população pode conferir vários produtos alimentícios ou artesanais. Uma das principais expositoras é Jair Paludo, que comercializa suas mercadorias desde que a feira começou no município.

Segundo ela, a mostra antigamente era chamada de Feira de Aromas e Sabores. Suas principais produções são geleias e doces em calda. “Os meus produtos são totalmente artesanais, sendo utilizadas frutas selecionadas e da época. Eu trabalho com açúcar, xilitol e eritritol, além de alguns produtos in natura”, explicou.

As geleias variam sendo tradicionais de amora, uva, figo, pêssego e morango, além daquelas que possuem pedaços de frutas e as diet. “As geleias com pedaços de frutas são mais artesanais, cortadas à mão e não é utilizado nenhum equipamento. São sabores de abacaxi com pimenta, pimenta, agridoce de cebola, morango com pimenta e de bacon”, completou Jair. Quem deseja adquirir as geleias são apenas por encomenda.

De origem italiana, Jair Paludo trouxe a tradição familiar para a Praça. “Os italianos gostavam de fazer marmelada para tudo, com uva, pêra e figo e fazíamos tudo no tacho, eu era ajudante da mãe e, assim, tínhamos uma produção para o ano inteiro. Então eu mantenho essa tradição”, contou a produtora.

Se a tradição já é frequente na produção e comercialização de seus produtos, Jair projeta no futuro. “Eu comecei em 2017 fazendo alguns produtos e agora estamos aprimorando. A gente sempre tem uma expectativa para o futuro”, destacou.

Texto e fotos: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais