Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Plantio da soja está na fase final na região de Soledade

por Nayam Franco

Alguns produtores estão ainda fazendo algum tipo de replante

Roger Terra de Moraes, engenheiro agrônomo da Emater.
Foto: Arquivo/ Tua Rádio Cristal

O plantio da soja está praticamente encerrado na região de Soledade. Alguns produtores estão fazendo somente algum tipo de replante, que neste ano teve um índice maior.

Isso se deu em decorrência dos volumes de chuvas mais expressivos. O replante ocorreu especialmente nas baixadas onde a água se acumula mais e em áreas compactadas da lavoura.

A expectativa com relação a essa safra era mais positiva, mas agora os produtores começam a ver com um pouco mais de receio devido a este início de cultivo que tem algumas peculiaridades que não tiveram nos outros anos.

A primeira peculiaridade foi esse número maior de replante e também as semanas mais frias, com temperaturas bem atípicas para esta época.

O desenvolvimento inicial da soja neste ano está mais lento. Isso se dá muito em função das temperaturas mais baixa e isso causa algumas situações em que o produtor tem que tomar cuidado.

Esse cuidado com as doenças deve ser feito especialmente através do controle com fungicidas de eficiência comprovada.

A compactação do solo é um outro problema que temos que enfrentar.

"A gente percebeu nessas chuvaradas que deram e que houve replante, foi justamente nessas áreas de maior compactação, porque esses fungos de solo que atacam a lavoura, esse fungo depende da água, se não tem água disponível no solo ele não tem vida", relatou o engenheiro agrônomo da Emater, Roger Terra de Moraes.

Ouça o que disse o engenheiro agrônomo da Emater, Roger Terra de Moraes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais