Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Dia Nacional da Pecuária: Soledade conta com 45 mil bovinos em propriedades

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Em Soledade, há cerca de 45 mil bovinos

Foto: Freepik

Hoje, 14 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Pecuária. Uma atividade expressiva para o Brasil, pois é uma das linhas de frente do desenvolvimento do país.

Em entrevista para a Tua Rádio Cristal para lembrar a data, o presidente do Sindicato Rural de Soledade, José Pedro Turella, destacou a atividade no município. De acordo com ele, no município e região é tradição. No entanto, hoje o pecuarista atende outros setores, diferentemente, de décadas anteriores em que atuava, apenas, no setor.

“Os pecuaristas puros, hoje, são pouquíssimos. Muitos deles cederam parte de sua lavoura para a soja e recebem uma parte em arrendamento e e pastagens para os bovinos no inverno. Nossa produtividade por hectare aumento muito também.”

Em relação às dificuldades enfrentadas pelo pecuarista, atualmente, Turella destaca que há muitas. “Embora as exportações de carne tenham crescido o preço para o produtor está muito baixo. Estamos com faixa de R$ 10,50 enquanto no ano passado vendíamos no valor de R$ 13,50. São 30% de defasagem. O pecuarista precisa vender para a sua manutenção e porque a maioria do rebanho está em pastagem. Com isso, é preciso retirar os animais das terras para a produção da soja.”

Sobre os números, Turella traz dados municipais e regionais da pecuária.  No município, há 45 mil bovinos. Na região da área de abrangência da Inspetoria Veterinária, fica em torno de 67 mil.  Em relação às ovelhas, há 10 mil na regional; suínos 8.600 em Soledade e capacidade para 2,5 milhões aves. “Isso mostra a diversificação de Soledade ao longo dos anos. Sobre os bovinos, a área de campo diminuiu, mas a produtividade aumento em comparação com anos anteriores.”

Texto Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Foto: Freepik 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais