Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Começa o plantio de soja na região de Soledade

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Plantio começou no Rio Grande do Sul em 11 de outubro

Foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

O plantio de soja da safra 2022/2023 inicia em todo o Rio Grande do Sul. Na última terça-feira, 11/10, foi realizada a abertura oficial simbólica no município de Júlio de Castilhos.

Em Soledade, o assistente técnico regional na área da produção de grãos da Emater Regional, Josemar Parise, destaca que a área de cultivo se aproxima dos 50 mil hectares e que aumenta a cada ano. “No momento, há todo o preparo dos agricultores para a semeadura. O zoneamento agrícola da cultura vai até 31 de janeiro.”

De acordo com Parise, as chuvas das últimas semanas foram benéficas para o começo do plantio. Com o as chuvas foram calmas e contínuas, há maior infiltração da água ao solo o que gera um reservatório natural de água para as raízes.

“Quando a água infiltra tem seus movimentos e quando falta na superfície pode ir até as raízes. Por isso, no momento, é importante ter também o manejo de solo. Quando se estrutura o perfil do solo há mais chances de ter água disponível durante o desenvolvimento. Assim diminui impactos em casos de estiagem”, cita Parise como o fenômeno La Niña deve se estender até o mês de dezembro.

O manejo do solo já realizado na última safra trouxe resultados positivos para a cultura. “Fizemos esse trabalho aqui e tivemos resultados satisfatório. Auxiliamos sempre os produtores”, observa Parise.

ESTADO

Em relação ao Estado, segundo estimativa inicial da safra divulgada pela Emater/RS-Ascar do Rio Grande do Sul a produção de soja pode alcançar no Estado 20,5 milhões de toneladas no ciclo 2022/2023. A área plantada está projetada em 6,5 milhões de hectares.

Confira no áudio a entrevista completa. 

Texto e foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais